Manhattan Connection

Ainda agora falei das vantagens das descobertas do CERN na nossa vida diária.
Há 2 dias também mencionei uma discussão bastante interessante sobre o Bosão de Higgs, no programa Entre Aspas, na Globo.

Agora, divulgo um péssimo programa, também na Globo, chamado Manhattan Connection.
As pessoas nada percebiam do assunto, mas mesmo assim gozaram com a descoberta e de forma totalmente ignorante até julgaram as descobertas do CERN em termos de dinheiro e tempo de investigação.

Vejam este vídeo, entre os minutos 12 e 17:

O cientista Ronald Cintra Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, enviou uma carta aberta para os “jornalistas” (que de jornalistas não tiveram nada) que foram os responsáveis ignorantes pelas tretas que foram ditas:

“Caros jornalistas,

Lamentável sua abordagem sobre o bóson de Higgs, exibindo um dos piores aspectos da natureza humana, que é a arrogância da ignorância!

Que o assunto é dificil de explicar, não há dúvida. Mas achar que os países europeus iriam gastar bilhões de dólares para cavar um túnel (aliás informação equivocada) é (escolha o adjetivo apropriado, não quero ser ofensivo!).

Lembro apenas que estão recebendo este mail porque no CERN inventaram uma coisa chamada www, que afeta a vida de todos nós.
Se algum de vocês teve que passar por um tomógrafo, lembre-se de que é um detector de partículas. A eletrônica rápida que hoje está nas câmaras que os estão filmando, vem de desenvolvimentos associados a esta descoberta. A gama de tecnologias que direta ou indiretamente estão associadas ao processo que levou à descoberta do Higgs é imensa.
E esta é uma das razões que levar os países a investirem bilhões “num buraco”!

Não é exagero dizer que a descoberta do Higgs marcará nossa civilização, como um dos seus pontos altos, não pela descoberta em si, mas por todo o processo que culminou neste evento.
Só para começar, o CERN, fundado na década dos 50, foi um ensaio para o que viria a ser a Comunidade Européia. Não é pouca coisa. Ir à Lua foi um feito de um único país (talvez de um segundo, se a China tiver sucesso). Descobrir o Higgs só é possível por conta do número de países envolvidos nesta aventura do espírito humano.

A leviandade com que trataram este assunto deveria fazê-los corar.
Prestam imenso desserviço à causa do progresso de nossa sociedade (nossa, quer dizer humana!). Se não entendem do assunto, ou tenham atitude mais humilde ou não abordem o assunto!

Atenciosamente,
Ronald Cintra Shellard
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas”

2 comentários

  1. Excelente carta!
    Au point!

  2. Eles estão a precisar de uma reciclagem em Jornalismo e um curso avançado de Jornalismo Científico com o Marco Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights