Bóson de Higgs, entrevista com Marcelo Gleiser e o show do Canal Livre

Havia muito tempo que um programa de TV não chamava tanto minha atenção quanto o Canal Livre, exibido ontem, pela Rede Bandeirantes. A entrevista com o físico Marcelo Gleiser foi uma prova de que a televisão pode promover debates científicos com extrema qualidade.

O tema central da atração jornalística foi o recém-descoberto Bóson de Higgs, única das 61 partículas elementares que faltava ser encontrada para completar a arquitetura teórica do Modelo Padrão, a representação mais bem constituída do mundo subatômico. Porém o programa também contou com outros temas extremamente relevantes na astronomia, como o Big Bang e a possibilidade de vida inteligente em outros planetas.

Gleiser respondeu às questões com enorme seriedade e simplicidade. Já o trio de jornalistas do programa não deixou a desejar. Muito pelo contrário. Fábio Pannunzio, Fernando Mitre e Antônio Telles fizeram perguntas extremamente construtivas e objetivas. Diferente de muitos colegas de profissão, não se acharam mais espertos que o entrevistado, algo que proporcionou uma bate-papo inteligente e agradável.

O programa, postado no canal oficial da Band no Youtube, possui 56 minutos. Pode parecer extenso, mas, como o tempo é subjetivo, tenha certeza que passará bem rápido.

Aliás, se você gostar da atração, eis uma grande notícia: Gleiser será novamente entrevistado pelo Canal Livre, em outubro.

 

 

 

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. MARAVILHOSO…COMO É IMPORTANTE A TELEVISÃO PASSAR PARA NOS, MAIS QUE CIENCIA. COMO É GOSTOSO DELICIAR DE EXELENTE ENTREVISTA. SE TODO MEIO DE COMUNICAÇÃO NOS PROPORCIONASSE UM POUCO DE CONHECIMENTO COMO ESSE, DIMINUIRIA MUITO A IGNORANCIA DOS POVOS.

    PARABÉNS PELA ENTEVISTA.

  2. Excelente entrevista! Adorei! 😀

    • isa marreiros on 24/07/2012 at 22:15
    • Responder

    Assisti deliciada a esta interessante entrevista, um excelente comunicador esse físico. Consegui compreender um pouco mais este complexo mundo da física que no fundo é tudo o que nos rodeia, mas que nós não conseguimos ver. O exemplo da laranja é muito elucidativo para se entender o objectivo do colidor de particulas, o da água e do gelo para se entender o papel do Boson de Higgs, como que aprisiona as particulas impedindo a sua livre circulação (será esta a verdadeira interpretação?) formando desta forma toda a matéria, enfim… abre-se um Universo de conhecimento que dificilmente se extingue visto que se daqui a alguns anos, por exemplo, a técnologia nos permitir exercer ainda mais energia no colidor de particulas quem sabe consigamos ver ainda mais profundamente a constituição da própria “particula de Deus” e nos surjam ainda mais questões?

      • Rafael Ligeiro on 25/07/2012 at 07:13
      • Responder

      Sem dúvidas, Isa. Gleiser trouxe muitos exemplos simples à entrevista.
      Por maior que seja uma descoberta, as questões jamais deixarão de surgir. A busca é ilimitada!

  3. Muito legal. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights