HST2012 – CERN

Primeiro que tudo gostaria de pedir desculpa aos nossos leitores por não ter dado notícias nestes últimos dias no CERN, foi-me de todo impossível. Eis então o balanço da última semana do programa HST 2012:

Na última semana no CERN basicamente desenvolvemos e finalizamos os trabalhos de grupo. Para além disso visitamos o CERN Control Center (pela primeira vez os professores estiveram dentro da sala) e o centro de controlo do AMS que está ligado directamente à Estação Espacial Internacional. Visitamos, por último, o detector CMS, onde pudemos ver os inúmeros computadores e cabos que estão ligados ao detector, e a porta de segurança que requer um scan à retina para se poder entrar dentro do tunel onde está o LHC.

Uma das cartas Bósimon. O jogo promete dar que falar.

No último dia realizamos as apresentações dos trabalhos. Todos os professores (42 no total) participaram na apresentação dentro do seu grupo. O meu grupo criou um jogo chamado Bósimon, consistindo numa mistura de cartas do Pókemon com o nosso conhecido jogo do “peixinho”, sobre a Física das partículas. O jogo é tão viciante que os próprios organizadores do HST2012 ficaram deliciados. O que eles pensavam ser impossível, o nosso grupo tornou-o realidade. A fase seguinte será o de testá-lo em ambiente de sala de aula, com alunos do secundário.

Resumindo, considero que a minha vinda ao CERN foi positiva, para além de fazer bons amigos, recebi mais conhecimentos (especialmente sobre o funcionamento dos detectores), realizei trabalho em equipa (que é o espírito do CERN), vivi a Física dentro dos grandes acontecimentos.

Deixo aqui uma palavra de agradecimento à equipa que organizou o HST2012, aos cientistas, funcionários e ao Director Geral, por nos ter tratado tão bem, sem preconceito e como iguais. Nunca na minha vida senti o verdadeiro carinho, respeito, valor e atenção como o que foi demonstrado pelo CERN relativamente aos professores.

E agora… será que virão mais aventuras?

3 comentários

    • Räuän Cerqueira santos on 22/04/2018 at 15:08
    • Responder

    Amei

  1. Parabéns! 😉

  2. Mais uma vez, parabéns! 😀

    E, já agora, uma sugestão: não queres submeter o jogo à Casa das Ciências? Pela descrição, deve ser bem interessante 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights