Um cone vulcânico no extremo leste de Mare Imbrium?

Será esta estrutura uma cratera vulcânica? Obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 22 de Junho de 2012, esta imagem mostra uma depressão com 700 metros de diâmetro localizada exactamente no topo de uma colina circular com 3,7 quilómetros de diâmetro (cliquem aqui para a verem na sua máxima ampliação).
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

Permanece ambígua a origem de muitas estruturas encontradas nos grandes maria do lado mais próximo da Lua. Com mais de 3 mil milhões de anos de idade, estas vastas planícies basálticas foram severamente fustigadas desde a sua formação pelo incessante bombardeamento de micrometeoritos, pelo que muitas das pequenas formações geológicas aí observadas perderam grande parte das suas características originais.
Aninhado entre o manto de ejecta da cratera Autolycus e as planícies de Palus Putredinis, encontra-se uma colina com 250 metros de altura que exibe uma cratera fortemente erodida centrada no seu topo. Terá esta cratera uma origem vulcânica ou será antes o resultado de um impacto certeiro no cimo desta pequena elevação?

Imagem de contexto mostrando a colina em questão e as planícies adjacentes (cliquem aqui para a verem na sua máxima ampliação).
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

A simetria da sua topografia e a presença de ejecta escuro a rodear uma outra pequena cratera situada no seu flanco sugerem que esta estrutura é, de facto, um cone vulcânico. Curiosamente, várias colinas situadas na mesma região possuem crateras no seu topo e uma topografia muito semelhante, características que apontam para uma origem vulcânica. A disposição destas estruturas é também muito similar à observada em complexos vulcânicos já identificados noutros locais da superfície da Lua. Será este um novo complexo até agora não reconhecido?

Colinas na região a sul do manto de ejecta da cratera Autolycus. A seta branca indica a estrutura ilustrada nas imagens de cima (cliquem aqui para verem a imagem na sua máxima ampliação).
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University.

2 comentários

  1. É obviamente a entrada para um covil extraterrestre 😛

    Foi para essa caverna que fugiram os Nazis 😛 LOL
    http://www.astropt.org/2012/02/19/nazis-na-lua/

    BAZINGA 😛

  2. Fascinante. Vulcânico de origem, apostaria!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights