O livro “astroFotografia” de Miguel Claro será apresentado e lançado no próximo dia 10 de Agosto na Fnac Colombo

 

É com grande prazer que anuncio no astroPT a publicação do meu livro dedicado à astrofotografia de paisagens através da editora Centro Atlântico, intitulado: “astroFotografiaImagens à luz das estrelas”  

http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/astrofotografia/index.html

O livro não só reúne todo o trabalho dos últimos anos na área da astrofotografia (fotografia aliada à astronomia) como ainda está repleto de dicas, ideias e técnicas que revelam passo a passo a forma de alcançar os melhores resultados na fotografia celeste, tudo isto acompanhado de imagens que unificam ciência, beleza e arte, algumas delas já partilhadas anteriormente com os leitores do astroPT.

Assim e como autor do livro que promete revolucionar a fotografia nocturna e celeste,  uma vertente fotográfica em expansão onde o limite é o próprio céu, venho por este meio convidar os caríssimos leitores do astroPT para que no próximo dia 10 de Agosto de 2012, pelas 21h, possam estar presentes na sessão de apresentação e lançamento do livro astroFotografiaImagens à luz das estrelas, na Fnac do Colombo, em Lisboa. No caso de se encontrarem noutro ponto do país fiquem atentos ao site do Centro Atlântico, pois brevemente estarão disponíveis as datas dos lançamentos que se irão realizar noutras regiões de Portugal. A Astrofesta 2012 que se realizará em Constância e a Reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, serão os dois próximos destinos para o lançamento a 11 de Agosto. Constância à tarde, pela s15h30 e Monsaraz à noite, pelas 21h00.

NÃO SERIA INCRÍVEL FOTOGRAFAR A VIA LÁCTEA NUM CÉU ESCURO E AFASTADO DA POLUIÇÃO LUMINOSA DAS GRANDES CIDADES?

Não seria fascinante registar o movimento da esfera celeste e o rasto das estrelas em torno da Estrela Polar? E obter uma imagem detalhada da Lua perto do horizonte num jogo criativo de escalas e ilusões de óptica? E a dança dinâmica entre o Sol, a Lua e a Terra, da qual resultam os eclipses? E ser capaz de localizar os astros para fotografar um alinhamento planetário ao crepúsculo, num cenário de praia, luz e cor? Aprender a localizar as principais constelações é muito mais simples do que imagina. A partir daí, poderá navegar pelo céu e fotografar a sua espantosa beleza.

Surpreenda-se, talvez até seja possível começar a fotografar com a câmara que já tem em casa.

O CÉU ESTRELADO É UMA DAS MAIORES MARAVILHAS DA NATUREZA. É UM ESPECTÁCULO ASSOMBROSO AO QUAL NINGUÉM FICA INDIFERENTE.

Nos nossos dias é uma visão rara e singular. O progresso imparável, que nos permite condições de conforto e segurança impensáveis há umas décadas, foi retirando paulatinamente estrelas aos nossos céus.
Este progresso, contudo, pode estar em vias de nos devolver uma parte do céu roubado à antiguidade. O desenvolvimento da técnica talvez permita uma maior eficácia na distribuição de energia, luz e calor. Tudo indica que sim, mas de qualquer forma, o céu da Terra primitiva desapareceu para sempre. Ou quase… em algumas regiões ainda podemos desfrutar deste espectáculo magnífico. E talvez não seja preciso ir tão longe como imagina.

Este livro é dedicado à contemplação e à fotografia do céu. Por vezes queremos explicar a emoção que sentimos e não encontramos as palavras adequadas. A astrofotografia permite uma síntese admirável: se virmos um espectáculo celestial maravilhoso, que melhor forma de demonstrar o nosso deslumbramento?

Nestas páginas irá encontrar tudo o que necessita para entender os conceitos de astronomia que lhe darão os conhecimentos necessários para fotografar os astros. Venha aprender as técnicas, dicas e segredos que o ajudarão a obter as melhores imagens num cenário nocturno sob a luz das estrelas, companheiras indispensáveis na aventura maravilhosa da vida.

Aprenda a traduzir os seus sentimentos em imagens. Contemple, fotografe e partilhe as suas emoções. São uma parte essencial de si.

Aguardamos pela sua presença e se desejar partilhar este evento com os seus conhecidos, familiares e amigos, poderá fazê-lo através desta página do Facebook.

Miguel Claro

http://miguelclaro.com

 

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Boa tarde Rui,

    Para já não temos agendado nenhum lançamento nas lojas Fnac do Porto, mas estamos certos que até ao final do ano se irá realizar um lançamento na zona norte, não sei se será exactamente na Fnac.

    Neste momento o único que será mais a norte, é Constância.

    Obrigado pelo interesse e pelos simpáticos comentários. Se para si não for possível estar presente, poderá aproveitar a Pré-venda da Fnac.pt http://www.fnac.pt/Astrofotografia-Autografado-Miguel-Claro/a605061?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

    Um abraço

    Miguel Claro

  2. Olá Miguel.

    Parabéns pelo lançamento do livro. Já há uns 3 anos que sigo o teu trabalho e não paro de me espantar com a originalidade de muitas fotos.

    Estás a pensar vir à FNAC do Porto (Santa Catarina ou NorteShopping) para apresentação e sessão de autógrafos? …preferia o livro autografado in locco 🙂

    Abraços

  3. Antes de mais Obrigado pelos comentários Frederico e Renato.

    Não há previsão para um lançamento em Almada, pois já se irá realizar um na Fnac do Colombo, o que é relativamente perto desta margem. Os outros dois serão no dia 11 na Astrofesta em Constância e na Reserva Dark Sky Alqueva, em Monsaraz.

    Gostaria muito de poder contar com a vossa presença, no entanto, relembro que podem sempre comprar o livro em Pré-venda e em exclusivo na Fnac.pt: http://www.fnac.pt/Astrofotografia-Autografado-Miguel-Claro/a605061?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

    Um abraço

    Miguel Claro

    • Renato Romão on 01/08/2012 at 21:17
    • Responder

    Parabéns!

    Irei comprar certamente. Obrigado pela indicação no comentário acima mencionado. Coloco a mesma questão do Frederico.
    Sempre admirando com prazer, o excelente trabalho do Miguel.
    Mais uma vez… Como capariquenho, sinto um enorme orgulho.

    Abraço!

  4. Obrigado Frederico, no caso de não poder estar presente num dos lançamentos acima mencionados, poderá sempre efectuar a compra em exclusivo no site da Fnac.pt, e receberá o livro autografado durante a Pré-Venda:

    http://www.fnac.pt/Astrofotografia-Autografado-Miguel-Claro/a605061?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=1&Fr=0

    Um abraço

    Miguel Claro

      • Frederico Silva on 01/08/2012 at 06:53
      • Responder

      Infelizmente não vou poder ir, problemas de “logística” :/
      Mas existe alguma hipótese do livro ser apresentado algures na Margem Sul do Tejo, na Fnac do Almada Fórum por exemplo?

      Cumprimentos 😉

    • Frederico Silva on 31/07/2012 at 00:32
    • Responder

    Para já não tenho equipamento que me permita pelos menos experimentar a Astrofotografia de forma mais séria (quando digo isto refiro-me ao facto de que fotografar a Lua com a câmara do telemóvel não se compara :D)
    Mas de certeza que vou comprar o Livro, pois só tenho é que agradecer ao Miguel Claro, foi ele que me causou interesse neste ramo peculiar da fotografia, mas também ao astroPT por divulgar (:

    Boa Sorte com a publicação, Cumprimentos 😀

  5. Boa tarde Cavalcanti,

    Muito obrigado pelos simpáticos comentários.

    Conto com mais esta presença 😉

    Abraço

  6. Parabéns pelo livro, Miguel. 😉

    É apenas o caminho natural quando a estrada é moldada por um trabalho excelente.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights