SDO observa espectacular proeminência eruptiva!

O Sol produziu hoje de manhã uma espectacular proeminência eruptiva. Durante pouco mais de uma hora, um arco de plasma pairou no extremo sudoeste do disco solar, até uma altitude de cerca de 250 mil quilómetros, antes de se projectar violentamente no espaço. Vejam em baixo o vídeo captado pelo Solar Dynamics Observatory:

 

Proeminência eruptiva vista esta manhã pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly (AIA) do Solar Dynamics Observatory, através do canal de 304 Å (He II).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium/Helioviewer.

O fenómeno parece ter despoletado uma brilhante ejecção de massa coronal. No entanto, ainda não há qualquer informação disponível relativa à sua velocidade e direcção. Actualização: De acordo com a previsão do NOAA, a ejecção de massa coronal associada à erupção desta proeminência não deverá produzir efeitos geomagnéticos.

A colossal proeminência solar desta manhã minutos antes da sua erupção. Foi incluída uma representação da Terra à escala para comparação de dimensões.
Crédito: SDO (NASA)/AIA consortium/NASA (imagem da Terra)/montagem de Sérgio Paulino.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Que grande abraço à Terra 🙂

    1. LOL. Pois é. 😀

  2. Obrigado pelo post Sergio. So’ espero que o Sol nao venha perturbar um segundo que seja as comunicacoes com o Curiosity. Por aqui ja’ se contam as horas, e o nervosismo aumenta…

    1. Olá Bruno,

      Na verdade estou mais preocupado com Marte do que com o Sol. Vamos ver se a atmosfera marciana não guarda nenhuma surpresa desagradável para o Curiosity.
      A ansiedade aumenta também por aqui. 😉

  1. […] máximos e mínimos, tranquilidade, manchas, variável, SDO, Missão SDO, vídeo, informações, proeminência, tempestade (explicação), Tempestades Solares, Solar Flare, tornado, heliosfera. Pilar Solar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights