Rússia lança veículo de carga rápido para a ISS

A Rússia levou a cabo o lançamento do veículo de carga Progress M-16M às 1935:15UTC do dia 1 de Agosto de 2012. Esta é a missão ISS-48P no âmbito do programa da estação espacial internacional. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-U a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

Ao contrário das anteriores missões destes veículos de carga que demoram cerca de dois dias a atingir a estação espacial internacional, o Progress M-16M demorou 5 horas e 49 minutos a atingir a ISS, num ensaio que uma aproximação mais rápida à estação espacial. O normal esquema de aproximação à ISS é a fase mais tensa de uma missão espacial tripulada, obrigando as tripulações a permanecer num pequeno volume durante esse tempo. Caso este ensaio corra como previsto, todas as missões russas (e não só) para a ISS poderão adoptar esta aproximação.

O Progress M-16M tinha uma massa de 7.290 kg no lançamento, transportando 2.639 kg de carga entre a qual água, oxigénio, ar, propolentes, mantimentos, experiências, peças sobressalentes e equipamentos individuais para a tripulação da Expedição 32.

A acoplagem com a ISS teve lugar às 0118UTC do dia 2 de Agosto.

Imagem: Roscosmos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights