Vejam (ou revejam) a explosão de alegria no centro de controlo da missão Curiosity

Para quem não pode acompanhar este evento histórico em directo, deixo-vos aqui um vídeo com os momentos vividos pelos membros da missão antes e depois da confirmação da chegada do robot Curiosity à superfície de Marte.

 

3 comentários

1 ping

  1. Comemoração comparável à conquista de uma Copa do Mundo de futebol!!! :))
    Ou, de acordo com uma expressão que usamos aqui no Brasil quando se marca um gol digno de ficar na memória devido a uma jogada espetacular e merece uma placa comemorativa no estádio onde foi marcado:” Gol de placa!”

    1. Vinicio fala bem de uma situação real e que é de chorar, na verdade.

      Não tem comparação, é preferível um milhão de vezes ter a alegria de participar de um projeto desse porte, por 10 anos, onde se busca conhecimento, se aprimora, se colabora em uma equipe de milhares de pessoas e se tem sucesso profissional e de grupo com uma missão de ponta, que vai trazer benesses e mais conhecimento expandido para todos, do que passivamente passar sentado vendo jogos de futebol comemorando a alegria efêmera e minúscula de um feito de 11 pessoas sabendo chutar uma bola.

      Quando este país aqui um dia se tocar dessa diferença, as coisas vão melhorar.

      Enquanto isso temos de aguentar a mediocridade regular de governantes (de todas as ideologas) que entram e saem dos seus mandatos e nada acontece de novo em ciência e tecnologia, que só aparentam irem bem nos mandatos quando não fazem realmente nada, porque se fizerem, atrapalham.

      Nenhum teve a ousadia de pensar e perceber que educação, ciência e conhecimento são o tripé que mudam as pessoas, e com isso o mundo pode mudar para melhor.

      Desculpe-me se “atravessei”, é “apenas” um fato de ciência e virou um comentário político, mas se a ponte notória entre o efeito do fato que vimos é a educação e a percepção aguçada do que se quer como futuro da nação, a política é o assunto indigesto que deve ser tocado. Representantes são escolhidos pela visão e consciência da massa, se a massa só acha importante ter a alegria do futebol, terão.

      Vibrei como nunca assistindo ao vivo cada passo informado pela nave como tendo sucesso, não como um torcedor de futebol, mas porque me coloquei na pele de cada um dos profissionais e percebi quão grandioso é para eles e para todos nós (humanidade) um feito de tal porte. Porque percebi que o sucesso deles é o sucesso global, de todos nós, como civilização, e que é um tipo de sucesso digno e louvável, não é efêmero, ele se agrega a novos horizontes científicos e tecnológicos que se abrem.

      Merecem nossos aplausos e nossas considerações porque tem alto significado e serve como exemplo. Quando vamos começar a segui-los?

    2. Excelente comentário Jonas. Mais um 😉

      Mas percebo a comparação do Vinício 😉
      Eu também vibro com as emoções do futebol 🙂

  1. […] e Opportunity (aniversário, naus portuguesas). Curiosity (entrevista, 7 minutos de terror, chegou, alegria, disco voador, alta definição, água, água, Rocknest, perfuração, auto-retrato, furo, humor). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights