Altair, por que te chamam assim?

Após o surgimento do Escorpião, um conhecido asterismo começa a aparecer no firmamento. Trata-se do “Triângulo de Verão”, um conjunto de três das estrelas mais brilhantes do céu que serve de referência para localizar outras constelações nesta época do ano, durante as primeiras horas da noite.

Também é conhecido como “Triângulo do Norte” porque suas estrelas pertencem ao Hemisfério Boreal (não confundir com a constelação do Triângulo, vizinha à Andrômeda) ou “Triângulo de Inverno” tendo como referencial as estações do ano no Hemisfério Sul.

Este triângulo é formado pelas estrelas Altair, Vega e Deneb, pertencentes, respectivamente, às constelações da Águia, Lira e Cisne. Dessas estrelas, Vega é a mais brilhante e Deneb é a que tem menor brilho. Altair está entre as 12 estrelas mais brilhantes de todo o céu.

O nome da dessa estrela está diretamente ligada à constelação a qual ela pertence. Seu nome vem do árabe n-nasr aṭ-ṭā’ir, que significa “a águia que voa”. Na verdade, este nome era aplicado não somente a essa estrela, mas também às duas estrelas vizinhas de Altair: Alshain (Beta) e Tarazed (Gama). As três estrelas quase formam uma reta, possibilitando imaginar com alguma facilidade uma ave com asas abertas.

Os nomes das estrelas, em sua maioria de origem árabe, soam exóticos e muitos consideram impronunciáveis. Uma das raríssimas exceções é Altair, cujo nome no Brasil tem sido utilizado para dar nome tanto a homens quanto mulheres.

3 comentários

  1. Estou em Lisboa, e o site que puseste Heavens Above foi extremamente útil!!! obrigado! Encontrei logo o meu suspeito: não era o triângulo de Verão…. estava com uma ideia muito errada da escala do triângulo: na verdade era Cassiopeia, uma constelação muito mais pequena. E logo que identifiquei essa, encontrei logo mais duas ou três! Star hopping como tu dizes! Só não vi o triângulo porque já passava do meu ângulo de visão (um prédio enorme atrás de mim :()

    Obrigado imenso! 🙂

  2. Eu juro que há uns dias pareceu-me ver este triângulo no céu. Mas não tinha maneira de saber se era mesmo ou não. Vim a correr procurar na internet por mapas celestiais mas mesmo assim fiquei sem ter a certeza. Supostamente, o triângulo aponta para sul-sudoeste mais ou menos e o que eu vi também apontava, mas acho que estava invertido… Muito confuso, gostava de conseguir reconhecer estrelas com mais facilidade 🙁

    Como é que vocês fazem para conseguir reconhecer as estrelas?

    1. http://suite101.com/article/how-to-find-the-summer-triangle-a120493
      http://vortex.accuweather.com/adc2004/pub/includes/columns/travel/2012/350x318_06231211_summer_triangle_300r.jpg
      http://www.umich.edu/~lowbrows/guide/summer.gif

      Star Hopping 😉
      http://en.wikipedia.org/wiki/Star_hopping

      Diogo, onde estás?

      Vai por exemplo ao site Heavens-Above:
      http://www.heavens-above.com/

      Lá em cima, onde diz “from database” coloca o sítio onde vives ou a cidade mais próxima de ti.
      Depois vai onde diz “Whole sky chart”. E vês as constelações por cima de ti.
      Coloca em baixo a data de hoje e as horas que quiseres observar.
      Depois é questão de tentares encontrar as 3 constelações em causa, e as suas vizinhas, quer no gráfico em computador, quer depois no céu comparando com as outras 😉
      http://www.umich.edu/~lowbrows/guide/summer.gif

      abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.