WaveRider

Chama-se WaveRider X-51A e é um avião não tripulado, hipersónico, que pretende atingir a velocidade Mach 6 (mais de 7.000 km/h) – ou seja, cerca de 6 vezes a velocidade do som
O projecto é da DARPA e da NASA.
O objectivo é militar, de defesa (DARPA), mas o objectivo final, lá para o ano 2050, será o de esta tecnologia chegar à aviação comercial de modo a que a população possa viajar entre Londres e Nova Iorque em menos de uma hora.

Podem ler na Globo e ver a reportagem na RTP.

Na RTP, por 2 vezes, o jornalista João Botas e o pivô José Rodrigues dos Santos disseram correctamente que era 6 vezes a velocidade do som.
Infelizmente, a pessoa que estava a escrever o título da notícia que aparecia na televisão teve um lapso. Daí ter aparecido escrito “6X a velocidade da luz”, quando sabemos pelas leis da Física que isso não seria possível.

2 comentários

1 ping

  1. A nave da ilustração lembra, vagamente, aquelas “Arcas-de-Noé” do filme 2012.

    Para conspiracionistas, isso é uma prova que já estejam sendo construídas algumas por aí…

    😈

    • António Castanheira on 16/08/2012 at 11:30
    • Responder

    Bem, na realidade não vejo grande diferença entre isto e um míssil balístico e, quanto a um dia poder vir a servir para transporte de civis, é a habitual desculpa para justificar testes militares, afinal como é que vai servir para transporte civil se é largado de um B-52?…

    Já agora, há 50 anos atrás, um outro avião (este a sério) tripulado atingiu quase a mesma velocidade, era o X-15.
    Não há ninguém como os americanos para tentarem vender por novo aquilo que há muito se sabe ser usado.

  1. […] Lixo Espacial. Lançamentos. Humor, ao lado. Colisões. Vaivéns: Discovery, Atlantis, Endeavour. WaveRider X-51A. Felix Baumgartner. Galo de Barcelos no espaço. Hello […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.