Bandeiras Americanas continuam de pé na Lua

John Young, da missão Apollo 16, a saudar a bandeira enquanto salta.

“(…) Foram seis as bandeiras enterradas por astronautas norte-americanos na superfície lunar, mas a questão que se impunha era se ainda se manteriam em pé. A incógnita chegou ao fim com uma sonda da NASA que observou as sombras e confirmou que estão todas hasteadas, excepto a da missão Apolo 11 que se terá queimado pelos motores da nave espacial. (…)
Imagens captadas pela sonda espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA confirmaram que a maioria das bandeiras colocadas durante as missões tripuladas à Lua continuam de pé.
A câmara da sonda gravou, em momentos diferentes, cada bandeira espetada no solo lunar e a prova irrefutável de que elas não se desintegraram surgiu através das sombras que se alteravam em função da chegada da luz solar.
Se antes, alguns cientistas e o próprio Mark Robinson consideravam as condições atmosféricas na Lua demasiado adversas, com enormes alterações de temperatura ao longo do dia, que, provavelmente, destruiriam o nylon das bandeiras, agora essa hipótese foi finalmente afastada.
Apesar disso, as imagens não revelam o estado actual das bandeiras. “Na Terra, as cores e os estampados das bandeiras degradam-se pela luz do sol, por isso é muito provável que estes símbolos se tenham esfumado ou tingido de branco pela radiação ultravioleta ou a exposição directa dos raios solares na superfície lunar, tendo alguns começado a desintegrar-se fisicamente” (…)”

Foto tirada pela LRO da zona de pouso da missão Apollo 16

Foto tirada pela LRO da zona de pouso da missão Apollo 17

Podem ler o artigo completo, no Público.
Podem ler também aqui e aqui.

Esta é provavelmente a visão actual da bandeira americana na Lua. A ironia do simbolismo de agora ser realmente uma bandeira por toda a Humanidade não passa despercebida.

1. Que belas montagens. ..

1. A última é montagem… somente a última… 😉

2. Ou então, as bandeiras brancas servem agora para dizer aos extraterrestres que passam por lá, que nos rendemos! 😛

1. Era mesmo isso que ia dizer.