Um impacto muito recente em Marte

Pequena cratera a sul de Echus Chasma fotografada em cores falsas pela Mars Reconnaissance Orbiter a 06 de Maio de 2012.
Crédito: NASA/JPL/University of Arizona.

A câmara HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) observou recentemente esta pequena cratera raiada no planalto a sul de Echus Chasma. O aspecto fresco do seu manto de ejecta indica-nos que deverá ter sido formada por um impacto muito recente. Os ventos marcianos são particularmente eficazes a dispersar os materiais escuros exumados do interior destas crateras e a cobri-los com poeiras mais claras, pelo que estruturas como os raios tendem a desaparecer rapidamente da superfície marciana. No entanto, qual será a idade exacta desta cratera em particular?
Neste caso, os cientistas sabem exactamente quão recente foi o impacto que a formou. Os raios escuros que a rodeiam eram já aparentes numa imagem obtida em 2011 pela câmara de contexto da MRO. Curiosamente, numa outra imagem captada dois anos antes pelo sistema THEMIS da Mars Odyssey, não é visível qualquer mancha escura na região, pelo que esta cratera não terá certamente mais de 3 anos, um mero instante em termos geológicos! Vejam aqui esta cratera em cores naturais.