A Teoria do Big-Bang – História e Evidências

Um vídeo muito bom a explicar a Teoria do Big Bang, em português do Brasil:

13 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Como a teoria do big bang explica a expansão do universo se essa mesma teoria, até onde sei, nega que exista um ponto de onde todas as galáxias se afastam? Quero dizer que a expansão do universo, decorrente de uma singularidade, pressupõe a existência de um ponto ou de uma região específica do qual tudo se afasta, entretanto nunca vi um cientista apontar um quadrante do céu e dizer que ali ocorreu o big bang ou que todas as galáxias se afastam dali. Li em algum lugar que não era possível definir o ponto onde ocorreu o big bang, pois o universo era homogêneo. A solução que me foi dada para o problema da ausência de um ponto específico de onde o big bang aconteceu não me satisfez. Falaram que era um fenômeno inflacionário, que, em sua gênese, pode até ter superado a velocidade da luz. Ou seja, disseram que o big bang não é uma explosão, mas sim um fenômeno inflacionário, como se isso explicasse muita coisa. Não explica nada! Mudando um pouco de aflição, considerando que a expansão do universo aumenta, pressuponho que a velocidade dos astros e galáxias também aumente em razão do aumento da aceleração. Considerando que as velocidades aumentem, gostaria de saber se daqui alguns milhões ou bilhões de anos as velocidades dos corpos no universo podem atingir uma magnitude tal que estrelas, planetas e galáxias se desfaçam. Por exemplo: se a Via Láctea viaja a 500 km/s pelo cosmos hoje, daqui um bilhão de anos poderá estar viajando a 50.000 km/s por hora? Considerando que a aceleração seja infinita, em razão da energia escura cada vez maior, algum dia os corpos celestiais poderão chegar a velocidades próximas à da luz? Há uma velocidade máxima que preserve a integridade dos corpos? A Terra poderia viajar a velocidades próximas à da luz ou da luz e manter-se como um corpo íntegro (uma esfera do mesmo tamanho que tem hoje) ou vai se desintegrar e virar energia (conversão de material em energia devido a altas velocidades)? Havendo a desintegração, qual seria a velocidade limite para que isso não ocorra? Em outras palavras, o big rip é factível ou prevalece a teoria do big freeze?

    1. Não existe um local donde o Universo partiu, porque esse ponto está em todo o lado.
      O Universo era tudo na altura, como agora é tudo.

      Não são as galáxias que viajam na expansão do Universo. É o próprio espaço-tempo que se expande (as galáxias mantém-se). E a expansão segue a constante de Hubble.

      Os corpos são irrelevantes. Estamos a falar de escalas incrivelmente macroscópicas. Não estamos a falar sequer de galáxias, mas sim de grupos de galáxias. Logo, nada tem a ver com corpos individuais.

      Big Freeze e Big Rip, novamente, estamos a falar de escalas cósmicas, e não de escalas planetárias.

      Da mesma forma que quando uma pessoa engorda 10 kg não foi o átomo X no braço direito que engordou. Os átomos não engordam. A escala é totalmente diferente.

      abraços

        • Adriano on 20/04/2017 at 13:06

        Querido Carlos, o Ácido, sei que vou tomar uma bordoada, mas tenho que perguntar: pode-se dizer que o espaço tendeu a infinito (ou menos infinito pelo lado da energia escura), como no gráfico 1/x quando o tempo passou pelo big bang? observe que já estou supondo um universo anterior. E outra: serão os buracos negros pequenos locais de big bang? buraco negro me lembra f(x,y)=ln(x^2/cte+y^2), isto é, um buraco sem fim a medida que se aproxima do zero.

      1. Não entendo onde viu a acidez…

        O tempo nasceu no Big Bang. Não se pode supôr nada “anterior” ao Big Bang. Aliás, não existiu “anterior”, porque a palavra “anterior” é sobre o tempo, e o tempo só passou a existir com o Big Bang.

        Nada se sabe sobre o tempo anterior a Planck após o Big Bang.
        Tudo o que se diga é mera especulação.

        Também nada se sabe sobre o que se passa dentro dos buracos negros.
        Não sai qualquer informação cá para fora, para podermos saber alguma coisa.

        Há quem especule que buracos negros criam novos universos (novos big bangs).
        Há quem especule que colisão de buracos negros supermassivos provoque big bangs.
        Há quem especule que até possamos estar dentro de um buraco negro e nem saibamos.
        etc, etc, etc…
        Há especulações para todos os gostos…
        Mas não há quaisquer evidências para qualquer dessas especulações. Não estão baseadas em conhecimento.

        abraços

  2. Big bang= há 13,7 bilhões de anos um buraco negro de antimatéria colidiu com um um buraco negro maior de matéria e a explosão originou o universo de hoje.

    • Rafaele souza on 23/08/2012 at 16:12
    • Responder

    O Disvocery e o National tinham programas relacionados a estes temas(Como funciona o Universo / O Universo ) E agora não passa mais,e quando passava era uma vez na semana isso é ruim e chato 🙁 apesar de ter 20 anos,eu amo esses programas,não acho nenhum pouco chato e adoriaria conversar com as pessoas que participam desses programas,por que eles tem MUITA coisa boa pra nos passar.Mas as pessoas preferem perder tempo vendo fofocas do que assistindo coisas interessantes,e até,na minha opinião,divertidas e muito bonitas! É por isso que sempre que posso venho aqui,pois não sei muito sobre astronomia,mas mesmo assim amo ler(principalmente sobre nebulosas e supernovas ♥ ) 🙂

    • Rafaele souza on 23/08/2012 at 14:09
    • Responder

    Não seria ÓTIMO se as emissoras se dedicassem mais a programas com temas relacionados a Astronomia/cosmologia e afins?Últimamente ando MUITO irritada,porque os canais brasileiros não estão apresentando este tipo de programação(inclusive as tvs pagas,o que é no meu caso)Só novelas e programas de fofoca e de celebridades 🙁 🙁 Se não fosse o AstroPT ,estava perdida(e muito mais irritada!)hahahahaah

    1. Em Portugal existe o mesmo problema. 🙁
      Nos EUA é igual 🙁

      Infelizmente, é um problema global 🙁

    • Sócrates Georges petrakis on 20/08/2012 at 19:11
    • Responder

    Bom dia ! Obrigado por ter enviado o vídeo que relata todos os pontos experimentais e teóricos que provam a existência da expansão acelerada e a formação do universo ,presentes na teoria do Big bang , algo que antes de assistir o vídeo enviado ,eu já sabia e concordava, porém como o próprio vídeo afirma o que existia antes do Big bang e a própria causa do possível Big Bang ainda é um fato obscuro.
    à um tempo atrás enviei um resumo de um texto ,e estou enviando outra parte deste:
    “O universo não tem início nem fim ,ele é eterno.
    O big bang nunca existiu,(no sentido de não ter existido uma singularidade estável e homogênea que tenha sofrido uma explosão ) não digo que não tenha existido uma expansão super acelerada ,e sim que não existiu um ponto aonde toda matéria e energia estavam concentradas estáveis e homogêneas que sofreram uma explosão = ( estrutura estável que repentinamente fica instável e se expande) .
    Agora se o ponto extremo desta contração fica próximo de um possível big bang ou não ,isto eu não determinei ( mesmo porque o que interessa é a lógica utilizada no texto).Só afirmei que uma contração total aonde toda a matéria e energia se concentrasse em um único ponto(a singularidade ) seria impossível ,ou seja um Big bang não poderia existir pois se existisse a singularidade, a energia toda do universo se transformaria em massa e ficaria” presa ” neste estado,ou seja após esta total contração existiria infinitamente pequeníssimas expansões desaceleradas e logo intensas contrações,num espaço de tempo infinitamente pequeno,ou seja como se esta singularidade tivesse uma existência eterna ,impedindo a expansão acelerada e a formação do universo como o conhecemos.

    Reafirmando :O meu texto prova um universo cíclico sem a presença de uma contração completa (singularidade) .pois a existência de tal singularidade , impede a existência da expansão que gera o próprio Big bang.

    O universo expande e contrai eternamente em torno de uma posição média.
    O simples fato de existir massa e energia que compõe o universo ,gera variação de energia nele como um todo, que o faz expandir aceleradamente ,desacelerada mente,contrair aceleradamente e desacelerada mente num ciclo eterno.”

    Apesar de concordar com 99% da teoria do Big Bang ,ainda assim , na minha opinião ,não concordo apenas com a própria explosão que originou tudo,pois ainda acho que o modelo do universo cíclico (sem o BiG bang, ou seja sem uma origem)é a lógica mais adequada para o que sabemos até hoje do universo ,continuo considerando que o universo é eterno ,sem início e fim. É lógico que enquanto esta parte obscura ainda não é comprovada ,cada um acha o que quiser, como o próprio vídeo enviado relata no final.
    Respeito a opinião de todos ,pois é comparando idéias diferentes ,mesmo as mais absurdas ,é que chegamos ao nosso objetivo!
    Logo ,enquanto a ciência não me explicar como o Big Bang explodiu ou o que existia antes , com uma lógica mais apurada ou com fatos concretos ,prefiro ficar com a minha teoria ,mas respeito a opinião de todos.
    Obrigado! Espero resposta a este comentário .Um Abraço!

    1. Se concorda ou não com ele, é irrelevante. O que interessa são as evidências.

      O Big Bang, sendo a explicação do desenvolvimento do Universo, não põe em causa o modelo cíclico.

      “enquanto a ciência não me explicar como o Big Bang explodiu ou o que existia antes”

      A ciência não funciona assim… nem o o objectivo da Teoria do Big Bang é explicar o que existia antes.

      Parece-me que não entendeu o vídeo… sugiro nova visualização dele 😉

      abraços

    2. Sócrates,

      “(…) não concordo apenas com a própria explosão que originou tudo,pois ainda acho que o modelo do universo cíclico (…)”

      “(…)enquanto a ciência não me explicar como o Big Bang explodiu ou o que existia antes (…)

      ___________________

      A Teoria do Big Bang, que está prestes a ser confirmada, não afirma que ocorreu uma explosão e sim uma expansão. 😉

      Com relação à Teoria do Universo Cíclico, não sei se pode tratar-se de um entrave, porém, evidências atuais apontam para um Big Freeze.

    • Telmo Almeida on 19/08/2012 at 17:31
    • Responder

    ~16min de uma telenovela fantástica, e digo telenovela porque, normalmente temos a noção de que bom no brasil são; as telenovelas, o carnaval, …..
    E tal como as telenovelas, esta história está para durar e ninguém sabe como vai acabar 😛

    Só que esta tem a vantagem de, nos exercitar os neurônios, as outras adormecem-nos 🙂

    • Manel Rosa Martins on 18/08/2012 at 12:58
    • Responder

    Excelente vídeo!

    Notem que quem estiver com ligação web wi-fi (típico nas férias) pode ver o vídeo optando por baixa resolução de 240 p, na ferramenta ao lado de CC no You Tube.

  1. […] – Cosmologia (tag): início. Evidências da Teoria do Big Bang. Televisão. Quantum Graphity. Universo Cíclico com círculos. Donut e Möbius. Universo mais […]

Responder a Rafaele souza Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights