Restauro artístico que deu para o torto

Escrevo muitas vezes aqui sobre Literacia Funcional. A Literacia Funcional é transversal a vários assuntos e permite-nos funcionar em sociedade.
Entretanto existem literacias específicas, como a Literacia Científica e vários outros tipos de literacia.
Por exemplo, podemos dizer que existe uma Literacia Artística. Eu não a tenho. Adoro Museus de Arte, mas a verdade é que nada percebo do assunto.
Mas tenho Literacia Funcional, com Pensamento Competente, o que faz com que não entre por museus e websites de arte a dizer que os detentores do conhecimento nada sabem, e que afinal Van Gogh não existiu ou que Picasso era verde.
Este Pensamento Competente também me permite saber que nem desenhar eu sei. Logo, não me vou pôr a restaurar obras de arte quando nada sei sobre isso.

Este pensamento não foi tido em conta por Cecilia Giménez, uma idosa de 81 anos, que com muita boa vontade mas fraco talento tentou restaurar a pintura do Ecce Homo que representa Jesus Cristo, da autoria de Elías García Martínez – um artista do século XIX -, que estava exposta numa pequena igreja em Borja, Saragoça.

A imagem abaixo mostra a pintura original (esquerda), a pintura como estava antes de ser “restaurada” (meio), e a pintura após a “pintora amadora” a ter “restaurado” (direita):

Claro que este “erro de boa vontade” já levou pela internet a várias sátiras, como por exemplo:

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Lembro que a bizarrice cometida no primeiro quadro foi até matéria de reportagem na televisão em horário nobre.

  2. …e já tem mais de 40 000 fãs no Facebook!

    https://www.facebook.com/SenorasQueRestauranCristosDeBorja

  3. Antes de começar a ler o artigo, olhei para a imagem e pensei que fosse mais uma brincadeira “photoshopiana” (olha que palavra tão gira! :p)
    Qual não é o meu espanto quando vejo que estava enganada…espanto, em todo o sentido da palavra! 🙁

  4. Penso que as últimas três imagens (lamentáveis, mas não por estarem no artigo 😉 e sim por terem sido criadas devido um ato falho de uma senhora com seus 81 anos de vida) retratam muito bem os tempos que estamos vivendo…

  5. Uii, faz me lembrar o filme do Mr. Bean,
    Qualquer coisa deve ter corrido menos bem. ;-0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.