NASA vai enviar mais um robô para Marte

Após se saber que o rover Curiosity seria o último rover a ser enviado pela NASA para Marte, na semana passada ficou-se a saber que a NASA irá enviar outra máquina para Marte.

O robô será enviado em 2016, não sairá do mesmo sítio em Marte (não terá mobilidade), e irá estudar a composição do interior do planeta: “é uma exploração dos planetas rochosos que vai abrir uma janela para o processo que moldou os planetas rochosos da região interior do Sistema Solar [que inclui os planetas Mercúrio, Vénus, Terra e Marte] há mais de quatro mil milhões de anos”.

O robô terá o nome InSight: Interior Exploration Using Seismic Investigations, Geodesy, and Heat Transportation.
Uma das funções será assim o de medir a actividade sísmica.
O rover também irá utilizar o perfurador chamado de Tractor Mole de modo a conseguir chegar aos 16 metros de profundidade.

Não será uma missão onde iremos ver belas fotos, como as que nos chegam pelos rovers, mas será uma missão focada no conhecimento científico.

Podem ler mais detalhes no Público e na BBC.

Infelizmente, ao escolher esta missão, uma das missões que foram preteridas foi a TiME (Titan Mare Explorer), uma sonda-barco que iria estudar o oceano em Titã, lua de Saturno. 🙁

1. Carlos Oliveira você não acha que Marte e outros planetas no futuro vão ficar cheios de sucata de robôs, isto tudo não vai gerar uma poluição, lixo e vazamento de produtos tóxicos contaminando o meio ambiente extraterrestre?

1. Lixo espacial é realmente um problema.

Neste momento ainda não temos assim tantos rovers noutros lados para constituir um problema.
      E os que temos, muito provavelmente tornar-se-ão no futuro monumentos à exploração espacial 😉

Um planeta inteiro (Marte) recebeu somente 4 rovers nossos.
      Os outros planetas não receberam rovers terrestres.
      Por isso, ainda estamos longe de termos assim tanta sucata noutros planetas 😉

2. Uma achega (opinião pessoal, é óbvio): Geometria Descritiva não faz sentido para o pessoal da área de Ciências. Para quem queira seguir Astronomia, a Física, a Química, a Biologia fazem todo o sentido. A Geometria Descritiva não.

• Anaisa Carvalho on 01/09/2012 at 02:51

Atá faz sentido poder ser uma das escolhas mas isso seria mais para as áreas da engenharia ou talvez para robótica e assim que também são áreas cientificas 🙂

1. Complementando… principalmente duas… Matemática e Física.

• Carlos Feleciano on 29/08/2012 at 16:34

Boa tarde,vou fazer uma pergunta que não tem haver com o seu post.
    Eu tenho 15 anos e vou começar agora o Secundário,e,tenho o sonho de seguir astronomia.
    Devo escolher Ciências e Tecnologias,mas, não sei se para Astronomia se segue Geometria Descritiva A ou Biologia.Já procurei em muitos sites e ainda não encontrei uma resposta,gostaria de saber se você me podia esclarecer esta dúvida.Obrigado.

1. Já respondido em cima.

O melhor será ir à FCUP e falar lá com as pessoas do curso de astronomia.
      Mas a decisão será sempre sua… 😉

• Carlos Feleciano on 30/08/2012 at 22:59

Boa noite Carlos Oliveira,poderia-me dizer,na sua opinião,qual é a melhor Universidade em Portugal de Astronomia?Obrigado.

1. Eu só conheço esta:

Mas pode haver outras.
        Tudo depende daquilo que quiser seguir na astronomia.
        Engenharia aeronáutica, por exemplo, pode muito bem ter a ver com astronomia… mas isso é noutra universidade 😉

• Carlos Feleciano on 31/08/2012 at 09:15

Jonas,podes escolher qualquer uma das citadas,dependendo com o que queres fazer futuramente.

• Carlos Feleciano on 29/08/2012 at 16:18

Boa tarde Carlos Oliveira,venho aqui fazer uma pergunta que não tem nada haver com o seu post.
    Eu tenho 15 anos e acabei agora o 9º Ano,e,queria seguir astronomia,como vou para o Secundário,gostaria de saber se tenho de escolher Geometria Descritiva A ou Biologia.Obrigado.

1. Depende do que quiser fazer futuramente na astronomia.

Quanto mais disciplinas escolher, mais escolhas de caminhos terá no futuro 😉

• Anaisa Carvalho on 31/08/2012 at 02:01

Olá Carlos Feleciano
        Eu também vou agora em Setembro para o 10 ano de Ciências e Tecnologias e tive a mesma pergunta.
        Como só podemos escolher 2 entre Biologia e Geologia / Física e Química / Geometria Descritiva eu acabei por escolher as 2 primeiras, pois apesar de ambas darem para áreas de astronomia eu não tenho jeito nenhum para desenhar.
        Mas isso depende do que pretendes seguir na astronomia tal como tinha dito o Carlos Oliveira

• Jonas on 31/08/2012 at 03:38

Analisa, uma curiosidade, escolhe-se entre pares de disciplinas já definidos pelo sistema educacional ou vocês podem escolher duas de qualquer das citadas?

• Anaisa Carvalho on 01/09/2012 at 02:59

Para cada curso existem várias disciplinas mas as únicas 4 que são iguais a cada curso são (Português, Filosofia, Língua estrangeira que quase todos escolhemos inglês e Educação física) .

Depois temos a componente específica do curso que vária de curso para curso e que no caso de ciências e tecnologias é Matemática A e depois temos de escolher 2 outras disciplinas em 3 para esta componente que são predefinidas para este curso pelo ministério da educação, e estas 3 que podemos escolher é Geometria Descritiva , ou então Biologia e Geologia que estão agrupadas e a 3 é a Física e Química que também está agrupada.

Espero ter esclarecido as dúvidas Jonas 🙂

• Jonas on 04/09/2012 at 17:18

Obrigado, Anaisa

Fico pensando na cabeça dura de quem inventou essa barbaridade de grupos de disciplinas, não é racional. Desagrupar Biologia e Química me parece sem sentido, por exemplo, e da mesma forma estudar Geometria Descritiva no secundário.

Como já disse num comentário mais abaixo, no estudo da Astronomia são fundamentais Física e Matemática, são as fundações para a grande maioria.

No Brasil são pouquíssimos cursos de Astronomia, geralmente os interessados fazem Bacharelado em Física e, posteriormente, uma especialização (pós-graduação) na área, habilitando-se com conhecimento específico.

Este texto diz alguma coisa do conhecimento afim necessário à área:

E aqui o currículo de disciplinas de um dos cursos superiores aqui existentes, só para você ter uma ideia da importância da Física e da Matemática bem feitas na base educacional.