Curiosity a caminho de Glenelg

Marcas das rodas do Curiosity no solo marciano, num mosaico construído com imagens obtidas a 30 de Agosto de 2012 pelas NavCam (ver imagem na sua máxima resolução aqui).
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

Começou esta semana a viagem do Curiosity em direcção a Glenelg, o primeiro alvo científico da missão. Anteontem, após trilhar cerca de 21 metros, o robot rodou o seu mastro na direcção do local de amartagem e fotografou este belíssimo panorama que inclui as marcas frescas deixadas pelas suas rodas no solo poeirento da cratera Gale.
A equipa da missão espera concluir a odisseia até Glenelg em algumas semanas. No caminho, o Curiosity deverá realizar mais uma paragem para testar os instrumentos que equipam o seu braço robótico.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu esperava que o movimento fosse mais rápido. Tem a informação da máxima distância que a sonda pode percorrer num dia?

    1. Olá Jonas,

      Pois é. O Curiosity “caminha” um pouco devagar. No entanto, é importante recordar que os poucos metros trilhados a cada sol são cuidadosamente planeados pela equipa da missão a partir das imagens obtidas pelas HazCam no sol anterior. Acredito que à medida que a equipa se sinta mais confiante, arrisque avançar um pouco mais em cada sol (o Opportunity chegou a ultrapassar os 100 metros num só sol durante a sua viagem até à cratera Endeavour). 🙂

    2. Já agora, deixo aqui outra informação interessante. De acordo com o JPL, a velocidade máxima do Curiosity em terreno duro e plano é de 137 metros por hora. Ou seja, no máximo o Curiosity poderia percorrer em cada sol cerca de 1,5 km (contando apenas as horas em que o Sol estaria a uma altitude significativa acima do horizonte).

        • Jonas on 07/09/2012 at 03:33

        Obrigado, Sérgio,

        1,5 km por dia é uma distância que acho que um ignorante no assunto (como eu) esperava acontecer, mesmo não tendo ideia real do potencial de deslocamento, mas as primeiras notícias falando em poucas dezenas de metros desmotivava e abria essa interrogação.

        O motivo de a sonda percorrer distâncias abaixo da expectativa, agora comentado por você, faz todo o sentido, um brinquedo novo tão caro não pode se arricar tanto nesse início, é preciso esmero, não é à toa que eles são craques.

        Acabei de ver esta notícia legal, dá uma ideia da trajetória feita e da distância realizada.

        “Checking in on Curiosity after sol 30”

        http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2012/09061252-curiosity-sol-30-update.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights