Coombes erra de novo

Em pleno século XXI parece impossível alguém cair nas mais antigas vigarices de sempre. Mas a verdade, é que há milhares de pessoas que continuam a cair.

Como já expliquei aqui no blog, prever terramotos é a coisa mais fácil do mundo. Sobretudo em zonas como o Japão ou a Califórnia, onde diariamente se registam dezenas de terramotos. Eu próprio os previ, sem precisar de ser vidente.
Claro que eu, não sendo pseudo, explico como se fazem as coisas. Racionalmente, sem enganar ninguém. Não tenho quaisquer poderes especiais, somente conhecimento de que todos os dias existem centenas de terramotos nessas zonas.

Mitchell Coombes auto-intitula-se de psíquico de confiança. E tendo a mesma informação que eu, engana as pessoas dizendo que previu terramotos no Japão.
Mas ele foi mais longe.
Ele “previu” que até 12 de Agosto de 2012, a Califórnia e a Austrália seriam destruídas por enormes tsunamis provocados pelos maiores terramotos de sempre… segundo ele.
Ou seja, para ele o “fim do mundo” seria até 12 de Agosto passado.

Depois, com a ajuda dos enganadores do Disclose.tv e ligando a conspirações sem nexo como o HAARP que funcionam ao colocarem os crentes em conspirações a salivarem como os cães do Pavlov, aproveitam-se da crença ignorante de algumas pessoas que acreditam nele de forma fundamentalista e cega. E, claro, o Facebook, com as milhares de mensagens de apoio às suas “previsões” faz o resto para tornar viral mais uma mentira simples contada milhões de vezes no passado para pessoas de memória curta.

Mas enfim… não sei se repararam que o dia 12 de Agosto passou sem qualquer problema.

Na era em que vivemos, cada vez me convenço mais que só cai nestas tretas quem quer.

8 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • nelson lopes dos santos on 06/09/2012 at 04:13
    • Responder

    Ola carlos, sabe., Eu queria saber como é que eu fico,pois são tantas informações que não é só eu penso assim, que haja muitos enganadores que muitas vezes nem sabem onde esta seus narizes,pois eu vi uma declaração de um cientista norte americano, que disse que não existe porcaria nenhum nibiru e também que não tem nada provado sobre o fim do mundo em 2012, e que o calendario maia seria apenas um igual os nossos que nos orienta sobre as datas durante o ano e é só,durma com umbarulho destes hein?

    1. Olá,

      Profecia Maia não existe:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      Nibiru não existe. É pura fantasia para enganar as pessoas.
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      abraços!

    2. Nelson Lopes,

      Quanto ao calendário Maia, pouco há a dizer. Todos nós temos calendários que terminam a 31 de Dezembro e ninguém fica preocupado com o que acontecerá nesse último dia pois sabemos que no dia seguinte se inicia um novo ciclo de mais um ano. Mesmo que algum indivíduo da civilização Maia tivesse profetizado o que quer que fosse, isso não teria qualquer valor (um indivíduo pode fazer profecias; um povo, como entidade colectiva, não).

      A respeito de Nubirus, estrelas anãs castanhas e corpos celestes desse género… Pode ter a certeza que enquanto os alertas vierem de indivíduos isolados que publicam os resultados das suas “pesquisas” em revistas comuns e em vídeos do You Tube, podemos todos dormir descansados.

      Quando de facto houver um perigo real, não haverá quem cale toda a comunidade científica.
      Da mesma forma que ninguém censura as idiotices que os charlatães espalham na net, também ninguém censurará as informações verdadeiras que investigadores sérios queiram divulgar.

      Agora a pergunta-chave… E como sabemos quais são charlatães e quais são investigadores sérios? O melhor guia é este: http://www.youtube.com/watch?v=oSI9UOtlj4c
      O Kit de Detecção de Mentiras:
      Ponto 1 – Quão confiável é a fonte da constatação?
      Ponto 2 – Será que a fonte faz constatações semelhantes?
      Ponto 3 – Foram as constatações verificadas por terceiros?
      Ponto 4 – Será que isto se enquadra com a forma como o mundo funciona?
      Ponto 5 – Alguém já tentou refutar a constatação?
      Ponto 6 – Em que sentido é que a preponderância das evidências aponta?
      Ponto 7 – Quem defende a constatação joga pelas regras da ciência?
      Ponto 8 – Será que o defensor apresenta evidências a favor?
      Ponto 9 – Será que a nova teoria leva em conta tantos fenômenos como a teoria antiga?
      Ponto 10 – Será que há crenças pessoais a potenciar a constatação?

  1. Carlos, dê uma olhada com mais atenção nas fontes que vou lhe passar. Foi uma pesquisa rápida, então posso estar equivocado nas minhas conclusões, mas neste momento, e salvo outras evidências, digo que são duas pessoas diferentes.

    Quem anunciou os terremotos do ano passado foi uma pessoa que tem conta no Facebook que diz que não é psíquico, inclusive, não tem foto, é um desconhecido. Não é a página oficial do Coombes australiano. Aqui a página do farsante que usa o nome do Coombes real. Entre com seu login para ver o material completo (posts, etc).

    http://www.facebook.com/mitchellcoombes2012

    Na página inicial diz que não segue nenhuma farsa esotérica (como se isso pudesse dar um ar de “autoridade”), mas postou sobre Iluminatis, espíritos, fantasmas, etc.. e por que então usaria o nome do australiano? Ora, para chamariz e as pessoas fazerem confusão, uma vez que o real se diz “o mais confiável”.

    O timeline do farsante mostra que a princípio “chutou bem” no caso do Japão ano passado, e acho que por isso ganhou tantos “adeptos”, mas as pessoas não reparam que ele colocou o evento com proporção muitíssimo maior do que aconteceu, ele também colocou a Califórnia na mesma zona de estragos e não aconteceu nada lá. Como bem diz o Shermer da Skeptic Magazine, na ciência se analisa os erros, também… kkk..

    E só um detalhe, no post sobre o evento citado por você, ele não anunciou o início da contagem de agosto, ele diz isto…

    “we are getting extremely close to the 104 hour tsunami warning”

    … então a princípio ainda está por acontecer (segundo ele)…

    Quanto ao outro Coombes (o que se diz “o mais confiável” da Austrália) vi esta reportagem com previsões para 2012

    http://au.tv.yahoo.com/the-morning-show/video/-/watch/27738785/

    Percebe-se que não é do tipo de criar um perfil fake dele mesmo no Facebook para falar as bobagens que estão lá…

    1. Jonas, tens 99% de razão 😉

      Só não tens no: “we are getting extremely close to the 104 hour tsunami warning”
      Ele fez as previsões para a data que falei… porque como podes ver lá nos comentários, os seguidores fizeram logo as preparações para esses dias 😉
      O mesmo diz ele que aconteceu em relação ao Japão… ou seja, falou nas previsões e logo 1 dia ou 2 depois foi o terramoto 😉

      abraços!

        • Jonas on 05/09/2012 at 17:25

        Carlos,

        Meu inglês não é bom quanto o seu, óbvio, então por gentileza me esclareça…. “Close to 104 h… warming” não é uma expressão para informar que se está perto do início da contagem, não seria a contagem em si? Na mensagem anterior ele foi mais explícito, “we now have 104 hours to go”.

      1. Sim, mas isso foi um “brincar” com as palavras. Porque os seguidores dele perceberam que era para começar a “contar”.
        Claro que aqui ele se defendeu… porque pode sempre dizer que “close to” quer dizer 2 dias antes, ou 2 semanas antes ou 2 meses antes ou 2 anos antes…. é tudo “perto” bastando para isso relativizar a justificação 😉

  2. Eu fiz anos nesse dia. Abraços

  1. […] Energética. Alexandra Solnado (limpeza espiritual). Depois da Vida (Anne Germain). Psíquicos. Mitchell Coombes. Empty Force. Peter Popoff. Televisão Alternativa. Cura Alternativa. Terapias Alternativas. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.