Opportunity encontra bizarras concreções no interior da cratera Endeavour

Enquanto o Curiosity assinala os seus primeiros 100 metros no interior da cratera Gale, o venerável Opportunity continua a sua épica jornada no outro hemisfério do planeta vermelho. Na semana passada, o veterano robot da NASA ultrapassou a marca dos 35 km, encontrando-se neste momento a explorar o flanco leste do cabo York, na cratera Endeavour. Nos últimos dias, o Oppy rodou em direcção a um curioso afloramento que se destaca na paisagem pelas suas diferentes cores e texturas.

Afloramento de rochas no flanco leste do cabo York. Mosaico em cores aproximadamente naturais construído com imagens obtidas pelo robot Opportunity a 02 de Setembro de 2012.
Crédito: NASA/JPL/USGS/Stuart Atkinson.

O mosaico de cima parece mostrar um conjunto de rochas vulgares alinhadas sobre a superfície. Novas imagens obtidas ontem pelo Microscopic Imager revelam, no entanto, pormenores surpreendentes na face de uma destas rochas que as tornam tudo menos vulgares. Vejam em baixo:

A face de uma das rochas do afloramento num mosaico de quatro imagens obtidas a 06 de Setembro de 2012 pelo Microscopic Imager do Opportunity.
Crédito: NASA/JPL/USGS/Stuart Atkinson.

O que são estas bizarras estruturas esféricas embebidas na rocha?
Aparentemente, são concreções de tamanho idêntico aos “mirtilos”, inclusões de hematite descobertas pelo Oppy em algumas rochas encontradas durante a sua longa travessia por Meridiani Planum. No entanto, como nos explica aqui a geóloga Emily Lakdawalla, estas novas concreções encontram-se em estratos mais antigos e não têm o mesmo aspecto dos “mirtilos”. O que serão, então?
Teremos de aguardar pela equipa da missão para mais esclarecimentos.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. isto se parece com fóssil.

    1. Olá Rafurel,

      Por parecerem, não quer dizer que o sejam. 😉
      Eu apostaria que estas esférulas estão de alguma forma relacionadas com o impacto que formou a cratera Endeavour, mas a última palavra caberá à equipa da missão MER, quando o Opportunity tiver concluído todas as suas actividades no local.

    • Daniel Santos on 07/09/2012 at 13:53
    • Responder

    Nós por cá temos as pedras parideiras, um fenómeno raro mas real… Será algo semelhante? De qualquer forma, é “do outro mundo” 😀

    1. Olá Daniel,

      Não me parece. As pedras parideiras são nódulos discóides de biotite maiores que as esférulas da imagem. A sua formação está relacionada com as condições particulares do processo de cristalização magmática do granito da Serra da Freita (ver mais sobre este assunto aqui: http://geologia.aroucanet.com/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=46).
      No caso destes afloramentos, as concreções parecem mais resistentes que a biotite e a sua formação estará, provavelmente, associada ao impacto que formou a cratera Endeavour. Mas eu não sou geólogo. Seria interessante ter aqui a opinião de um especialista. 😉

    • Ricardo André on 07/09/2012 at 11:01
    • Responder

    A foto em mosaico a cores mostrada em cima é do Curiosity ou do Opportunity?

    1. Olá Ricardo,

      Obrigado pelo reparo. Já está corrigido.;)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights