Hipocrisia em face dos factos

Demasiadas vezes leio comentários completamente disparatados a dizer que a “ciência nada sabe”, que certo conhecimento científico é tudo “invenção de cientistas”, que “o que na ciência hoje é verdade amanhã é mentira”, e frases similares. E fico fulo.
Fico fulo porque a pessoa que escreveu esse comentário está na internet, que é algo que é verdade hoje e sempre, e que é algo que só existe devido à ciência e aos cientistas que trabalharam para ela. Parece-me assim pura hipocrisia dizer mal do conhecimento científico enquanto se utiliza esse mesmo conhecimento científico de que se diz tão mal. Parece-me o que em linguagem corrente se diz: cuspir no prato que lhe dá de comer.

Daí ter gostado desta imagem, que vi aqui:

“Tu olhas para o teu monitor, carregas nas teclas do teu teclado, e carregas em enter. Isso faz com que o computador converta os dados visuais (letras das teclas) em um sinal binário que é processado por milhões de circuitos precisos. Esse sinal é depois convertido num sinal de frequência modelada para chegar ao teu router. Depois disso é enviado por fotões através de cabos de fibra óptica para ser processado num computador central. Esse computador envia a informação para um satélite em órbita – os satélites são os grandes feitos da ciência e da engenharia. Depois disso, a informação é enviada de volta a um outro computador central, e tem um caminho de volta similar ao que o levou ao satélite. Após todo este espectacular feito da ciência, eu olho para o meu computador, e vejo a informação que me enviaste a 24.000 kms de distância de mim: a ciência é uma treta humana”

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O que mais me assusta nessas opiniões é que muitos dos que as professam não são pessoas idiotas ou sem inteligência, simplismente assim o fazem por preconceito e por acharem que o mundo não deva mudar.Querem que tudo continue como esta.Assim será mais fácil para controlar as pessoas.Acho que foi Lênin que disse que o povo é um idiota útil.Povo ou pessoas, que mesmo usando toda a tecnologia que tem a seu dispor ainda acredita que vivemos somente para termos pão e circo e que nossos destinos foram traçados no nascimento quando um planeta x cruzava a órbita de um outro planeta y qualquer.

  2. Faz-me lembrar uma frase de Carl Sagan que li no livro “Os Dragões do Éden”, em que este diz “… quem está a uma distância excessivamente grande pode (,,,) confundir ignorância com perspetiva.” Na verdade esta frase (assim como todo o livro), me marcaram muito. Agora olho para as minhas afirmações e convicções com outros olhos.

    • Manel Rosa Martins on 10/09/2012 at 12:16
    • Responder

    Por uma lado estão os que de má fé fazem essas afirmações que apenas atestam a sua profunda estupidez.

    Mas a grande maioria das pessoas, que é curiosa e é inteligente, por vezes nem sequer sabe que os simples electrodomésticos são produtos do dia-a-dia derivados da física de partículas, dos estudos e das pesquisas da mecânica quântica.

    Basta ver que electro advém de electrão, a partícula de carga eléctrica negativa (-1), Massa de 0,511 MeV e spin 1/2 da constante de Planck.

    Para os que têm curiosidade, todo o esforço de Educação e Informação Científica é muito bem empregue, agora quem está de má fé apenas faz jus ao epíteto de troll, ou de acabado bronco.

    1. Dinis Ribeiro e Manel têm completa razão. E tinha-me esquecido dos vigaristas, que utilizam os recursos da pseudociência – também para a vendagem de seus livros e aprofundar as pessoas nas trevas da ignorância.

    • Dinis Ribeiro on 10/09/2012 at 08:06
    • Responder

    Além da expressão “raiva”, eu juntaria a ideia de “atitudes preconceituosas”…

    (re)ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito / http://en.wikipedia.org/wiki/Prejudice

    E para ilustrar o meu ponto de vista, junto um exemplo dum site da Cara Santa Maria http://en.wikipedia.org/wiki/Cara_Santa_Maria (Talk nerdy to me) que me parece muito interessante: Genetically Modified Food: ‘The Controversy Is Really Curious To Scientists’ (VIDEO) http://www.huffingtonpost.com/2012/08/07/genetically-modified-food_n_1690653.html?utm_hp_ref=talk-nerdy-to-me

  3. O Carlos pode discordar, 😉 porém a problemática parece-me simples e direta. É pura e simples “raiva”. E esta raiva permeia, acredito eu, entre dois pontos:

    1) Ou não gostam; ou não compreendem; ou não querem compreender as Ciências Exatas – Matemática, Física, Química; e

    2) Possuem a plena convicção que TODOS os cientistas conspiram contra a humanidade.

    É incrível como existem pseudos que, mesmo que seja ensinado uma centena de vezes, continuam a não saber a diferença entre opinião e conhecimento. Opinião se discute, se debate num bate papo saudável; conhecimento não se discute. Aceita-se e ponto final.

    Abraços.

  1. […] com a ignorância. Insulto. Ónus da Prova. Argumento da Ignorância (aqui e aqui). Hipocrisia. Hipocrisia. Conversa. Responsabilidade cerebral. Separar factos de ficção. Distinguir fantasia de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.