Deneb, por que te chamam assim?

 

A terceira estrela do asterismo conhecido como Triângulo de Verão (ou Triângulo de Inverno para quem mora no Hemisfério Sul; ou Triângulo do Norte por causa da localização de suas três estrelas no Hemisfério Boreal) chama-se Deneb.

Deneb é a estrela mais brilhante da constelação do Cisne. Seu nome vem do árabe “Al Dhanab al Dajajah”, que quer dizer “a cauda da galinha”.

O cisne foi uma adaptação grega, já que no Oriente Médio, uma região desértica, não haviam cisnes. Os gregos chamaram assim a constelação vinculando ao mito do envolvimento de Zeus com Leda, rainha de Esparta.

Podemos dizer que esta estrela é a Deneb mais famosa. Outras estrelas recebem o mesmo nome para designar a parte da figura correspodente à constelação. Provavelmente é o nome que mais se repete entre as estrelas, como veremos:

 

Deneb Dulfin – Cauda do Delfim (Delphinus)

Deneb Algedi – Cauda do Cabrito (Capricórnio)

Deneb Kaitos – Cauda da Baleia (Cetus)

Deneb Okab – Cauda da Águia (Aquila)

 

Ainda temos variantes da palavra como Denébola (Cauda do Leão), Dheneb (com um “h” no meio, outra estrela da Baleia que também designa cauda), Dheneb (também designando outra estrela da Águia) e Aldhanab (a cauda do Peixe Austral, que foi desmembrada para criar a constelação do Grou).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights