Asteróide 2012 QG42

O asteróide 2012 QG42 foi descoberto recentemente (a 26 de Agosto de 2012).
Tem um tamanho estimado de cerca de 300 metros, o que quer dizer que se batesse na Terra faria alguns estragos localmente.
Ele está neste momento a passar nos céus com magnitude 13 e é visível através de telescópios.

Amanhã, dia 14 de Setembro de 2012, de madrugada, irá passar o mais perto da Terra, a uma distância de cerca de 7 vezes a distância da Terra à Lua (a quase 3 milhões de kms de distância), por isso estamos de certeza safos!
A maior aproximação será às 6:15 da manhã em Portugal, e podem ver o evento através do Slooh.com numa emissão que começará à meia-noite, aqui.

1. mas há um segredo qualquer nisto tudo que me escapa…a relatividade restrita e geral (a primeira sem a gravidade a segunda com a gravidade) o tempo e o espaço ou o espaço tempo que afinal são duas faces da mesma moeda…as duas extremidades que se tocam do infinitamente grande com o infinitamente pequeno no horizonte de acontecimentos de um buraco negro…as quatro forças que afinal tudo leva a crer ser apenas uma… há magia nisto meus amigos!…o Universo não é apenas tão complexo quanto imaginamos mas muito mais complexo do que possamos imaginar…e nós fazemos parte deste todo

1. Mas Eduardo ou tiozinho, isso nada tem a ver com o post/asteróide 😉

2. …mas vai haver um dia em que por força da estatistica ele não vai falhar a pontaria…talvez num daqueles periodos ciclicos de 28 milhões de anos…ou talvez pela passagem de Nemesis perto do Sol forçando os corpos da nuvem de Ort em direção ao sistema solar interior…bem se a orbita é tão alongada como sugerem os calculos talvez Nemesis já se tenho posto a andar vagueando pela imensidão do cosmos, ou talvez nunca tenha existido!…mas se tudo correr bem, mesmo assim a transformação da nossa estrela numa gigante vermelha dentro de tres mil milhoes de anos não nos vai perdoar…que raio! tamos sempre condenados…ora bolas!…ainda se ao menos pudesse sobrar aqui o tiozinho e a miss mundo para continuarmos a espécie!…inda pensei agarrar na minha bike e pedalar até á “proxima” mas é que nem um raio do um sistema triplo da proxima do centauro consegue aguentar vida pela instabilidade de tal sistema…tamos feitos!…talvez a solução esteja na materia negra ou numa passagem para uma das onze dimensões minusculas…ou nem assim tão minusculas!…da teoria de cordas…raios parta a sorte!

3. desta vez escapamos!

4. Olá Filipe,

Como diz o Carlos no post, este asteróide apenas poderia ser observado através de um telescópio. Esteve relativamente próximo da Terra no dia 14 de Setembro. Neste momento segue viagem algures entre a órbita da Terra e a de Vénus.
    2012 QC8 também passou próximo da Terra no mesmo dia (http://www.astropt.org/2012/09/13/asteroide-2012-qc8/). Tal como o 2012 QG42, o seu brilho era demasiado fraco para que pudesse ser observado a olho nú.

5. o astroide ja passou?eu nao o vi de dia nao se consegue ver?e o outro eram 2 nao era?

• Sandra Teixeira on 14/09/2012 at 17:04

Compreendido, mt obrigada 🙂
    Tb sou do Porto, o Porto é o maior 😀

• Sandra Teixeira on 14/09/2012 at 15:53

Obrigada pela explicação 😉
    Gostei mt da piada “A Terra também consegue ver… mas olhando para o solo 🙂 ehehehe :)” vê-se mesmo que é um homem do norte lol (acho que li isso algures :D)

1. Sim, do Porto 🙂

A piada com a Terra também continha informação relativamente importante 🙂
      É que a Sandra poderia fazer as contas e pensar: 8 – 5 = 3. Ou seja, a Sandra poderia pensar que há 3 planetas que não conseguia ver. Mas não. Na verdade a Terra consegue ver… só que não no céu :). Daí que no céu só não consegue ver 2 planetas: Urano e Neptuno. Consegue ver com telescópios, mas não à vista desarmada 😉

abraços! 🙂

• Sandra Teixeira on 14/09/2012 at 14:13

A sério? que giro, nunca poderia imaginar…um planeta consegue brilhar assim tanto? Não sabia que era visivel a olho nu a partir da terra. Desde que comecei a ser assídua no vosso site já consegui aprender umas coisinhas 😀

1. Olá Sandra,

5 planetas (dos 8 existentes) são visíveis no céu à vista desarmada. São eles: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter, Saturno.
      A Terra também consegue ver… mas olhando para o solo 🙂 ehehehe 🙂

Estes 5 são conhecidos desde sempre pelos Humanos… há milhares de anos atrás já se falava deles… os observadores na altura chamavam-lhes “astros errantes” porque eles pareciam andar mais depressa que as estrelas no céu (porque na noite seguinte as estrelas estavam no mesmo sítio, e o planeta está um pouco mais para o lado).

Vénus é tão brilhante que é o objecto no céu mais confundido com um OVNI.
      Na verdade, Vénus é o 2º objecto mais brilhante no céu (a seguir à Lua).
      Normalmente antes do nascer do Sol ou após o pôr-do-sol – depende da altura do ano.

Vá por exemplo ao site Heavens-Above:
      Lá em cima, onde diz “from database” coloque o sítio onde vive ou a cidade mais próxima de si.
      Depois vá onde diz “Whole sky chart”. E vê as constelações por cima de si, assim como outros objectos como a Lua e planetas.
      Coloque em baixo a data de hoje e as horas que quer observar.
      Depois é questão de tentar encontrar os planetas que quiser observar no céu 😉

• Sandra Teixeira on 14/09/2012 at 09:34

Viva
    Esta madrugada, pelas 5:30, vi uma estrela bastante brilhante no céu, destacava-se de todas as outras e parecia que estava muito mais perto do que as outras (não era nenhum avião, estava parada). Nunca tinha visto uma estrela assim. Existem estrelas assim ? Como não percebo pergunto a quem sabe 😉

1. Olá Sandra,

Com essa descrição, só pode ser o planeta Vénus. 😉

6. Esse asteroide pode ser visto com um telescópio pequeno? E como posso localiza-lo nos céus do centro oeste brasileiro?

1. Olá Sandro,

Será muito difícil (senão impossível) conseguir observar este objecto através de um pequeno telescópio amador. Para o localizar, consulte esta página: http://scully.cfa.harvard.edu/cgi-bin/returnprepeph.cgi?d=n&o=K12Q42G.

2. Hoje, dia 14 estará com uma magnitude de 14,5. É menos brilhante que o planeta anão Plutão!
      De um local sem poluição luminosa, estará no limite de visualização de um telescópio de 10″ ou 25cm de abertura.

Mas será extremamente difícil de observar pois será um ponto luminoso muito débil e, para dificultar a localização, estará a atravessar a Via Láctea ou seja no campo de visão da ocular ver-se-ão imensas estrelas de brilho semelhante…