Júpiter é o herói da Terra

Júpiter tem um duplo papel na evolução da vida na Terra:

1) Por um lado, a sua grande massa “puxa” gravitacionalmente cometas e asteróides para o interior do sistema solar, criando assim mais possibilidades da Terra ser atingida por eles.

2) Por outro lado, a sua grande massa faz com que muitos desses objectos, incluindo alguns potencialmente perigosos para a Terra, sejam tão atraídos por Júpiter que colidem com ele, salvando a Terra de potenciais extinções em massa.

Segundo estudos feitos sobre estes dois papéis de Júpiter, chegou-se à conclusão que o 2º ponto é mais importante que o 1º. Ou seja, Júpiter tem um maior papel benéfico do que maléfico.

É o nosso salvador… 😉

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. E júpiter pode não ser tão bonsinho assim. Segundo estudos de Jacques Laskar, do Observatório de Paris a influência de Júpiter pode ser maior ainda no sistema solar, pelo que li, ele pode causar a morte de Mercúrio daqui alguns bilhõesde anos das seguintes formas:

    1.Mercúrio se choque contra o Sol;
    2.Mercúrio seja arremessado para fora do Sistema Solar;
    3.Mercúrio se choque contra Vênus; ou
    4.Mercúrio se choque contra a Terra.

    Sera que ele é tão bonsinho assim?

    1. Júpiter será irrelevante para Mercúrio.
      Para essas hipóteses vai contribuir a evolução natural do Sol.

      abraços

  2. Realmente é um paradoxo, Eu li um artigo na Astrobiology Magazine que se um planeta de massa menor do que a Júpiter ocupasse o seu lugar, a Terra receberia muito mais impactos. Mas se o gigante gasoso não existisse em nosso Sistema Solar, a taxa de impactos fosse praticamente a mesma que temos hoje.

    Será???

  3. Own *_* Obrigada Jupiter!

  4. É um paradoxo,sua massa atrai corpos celestes para o sistema solar e depois nos salva deles os devorando.Contudo como tudo o que ocorre na natureza não passam de fatos aleatórios Júpiter nem imagina que problemão pode causar a Terra convidando esses viajantes espaciais para o jantar,já que se os mesmos não forem devorados podem nos devorar…

  1. […] Vida. Documentário. Bactéria Alentejana (aqui). Origem da Humanidade. Inteligência (múltipla). Júpiter herói. Evolução, comprovada, vídeo e mais notícias. Evolução por Seleção Natural. Bê-A-Bá da […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.