Astrónomos de Portugal reúnem-se no Porto

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) será o palco da mais importante reunião anual da comunidade astronómica nacional – a vigésima segunda edição do Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), que terá lugar entre os dias 23 e 25 de setembro de 2012.

Nas duas últimas décadas, estes encontros têm reunido a comunidade Astronómica Portuguesa de forma a partilhar e a discutir os desenvolvimentos mais importantes nos vários tópicos da investigação em Astronomia desenvolvida em Portugal.

Estas reuniões anuais são compostas por várias sessões, sobre temas que dizem respeito aos objetivos estratégicos da comunidade astronómica portuguesa, como a participação de Portugal nas organizações internacionais (como o ESO e a ESA).

O ENAA não é apenas uma reunião científica, dispondo também de um dia inteiramente dedicado ao público em geral.

Na tarde do próximo Domingo, os visitantes do Planetário do Porto poderão assistir, a partir das 16h30, às palestras “O Sol tranquilo?”, apresentada pelo Doutor Alexandre Aibéo (CAUP/ESTGV), “Caçadores de Luz e de Trevas: Em busca das primeiras galáxias”, apresentada pelo Doutor José Afonso (CAAUL), e ainda observar o Sol com telescópio.

O ENAA é uma co-organização entre o CAUP e a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Mais informações disponíveis no site do evento.

3 comentários

    • João Mário Mourato Chambel on 12/02/2013 at 15:10
    • Responder

    Boa Tarde.

    Sou residente numa quinta junto à localidade de Sabrosa em Trás-os-Montos, onde o céu tem pouca poluição luminosa, passando alguma parte da noite a observar o céu a olho nú, pelo que querendo aprofundar os meus conhecimentos do cosmos, pretendo adquirir um telescópio, pelo que solicito saber qual o mais adquado em termos de qualidade preço e onde o poderei adquirir.

    Grato pela atenção prestada com os melhores agradecimentos;
    João Chambel

    1. Sugiro este artigo:
      http://www.astropt.org/2011/11/21/prendas-astronomicas/

      abraços!

      • Francisco Miguel Manso Curvelo on 22/09/2013 at 03:29
      • Responder

      Boa Noite, sou de Castelo de Vide e tenho um cunhado com o seu nome.

      Beijinhos, Miguel Curvelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights