Medalha de Ouro para Portugal!

Equipa portuguesa na XVII Olimpíada Ibero-americana de Física – OIbF’2012, que
decorreu em Granada, Espanha, de 16 a 23 de Setembro de 2012. Da esquerda para a
direita: João Ricardo Pais Correia (E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira), Pedro Manuel Vianez (E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim), João Nuno Pereira Lourenço (E.S. Filipa de Vilhena, Porto) e Miguel Martins Duarte (E.S. Avelar Brotero, Coimbra).

 

Recebemos com enorme alegria e satisfação a seguinte Nota de Imprensa da Sociedade Portuguesa de Física:

Uma medalha de cada cor nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física.

Portugal conquista em Granada uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze .
A equipa portuguesa que se apresentou em Granada, Espanha, para competir nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física obteve uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.
As XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física decorreram de 16 a 23 de Setembro, colocando em competição 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental) o vencedor foi um estudante de Espanha.
Os team-leaders que acompanharam a delegação a Espanha, Fernando Nogueira e Orlando Oliveira, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa: “Éum óptimo resultado, ficámos separados da segunda medalha de ouro por algumas décimas, o que seria um resultado histórico. Portugal obteve o 2º e 7º lugares da classificação geral, o que é excelente.”

Os docentes da FCTUC destacam “a prova teórica, que era muito longa e cobria variadíssimos tópicos de Física. Também se deve salientar o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao seu trabalho de preparação ao longo do ano, para além da escola. É preciso recordar que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente, ao contrário do que se passa noutros países…”.
A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

João Ricardo Pais Correia (E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira) – medalha de ouro

Pedro Manuel Vianez (E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim) – medalha de prata

João Nuno Pereira Lourenço (E.S. Filipa de Vilhena, Porto) – medalha de bronze

Miguel Martins Duarte (E.S. Avelar Brotero, Coimbra)

 

As Olimpíadas de Física são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas actividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais Centro.

Fim de Nota de Imprensa.

Muitos parabéns aos Alunos, aos “Team-leaders,” às Escolas e ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra, por este excelente resultado, fruto de empenho e de dedicação aos estudos.

É naturalmente uma notícia que nos deixa muito orgulhosos dos nossos estudantes, que estão a dar o melhor de si num momento de tanto desânimo em Portugal.

Fica também uma nota de crítica construtiva para que o Ministério da Educação reforce a componente experimental do nosso ensino,

Os Estudantes, os Professores e as Escolas merecem mais reforço desta componente porque ela reforça directamente o País.

É essa a mensagem que os alunos nos entregam, com pergaminhos de ouro, prata e bronze, e ainda uma honrosa participação.

Muitos Parabéns e Obrigado pela Excelência do Exemplo que nos deram.

Termino deixando uma hiper ligação para o Projecto Quark- Escola de Física para Jovens, da Universidade de Coimbra.

http://quark.fis.uc.pt/

 

 

1 comentário

  1. Uma excelente notícia pela manhã. Obrigado, Manel. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights