Mitt Romney defende a abertura de janelas nos aviões?

Dando mais uma evidência de que os políticos não têm qualquer noção do mundo científico onde vivem, Mitt Romney, o possível próximo presidente dos EUA, disse num discurso na Califórnia: “When you have a fire in an aircraft, there’s no place to go, exactly, there’s no — and you can’t find any oxygen from outside the aircraft to get in the aircraft, because the windows don’t open. I don’t know why they don’t do that. It’s a real problem. So it’s very dangerous.”
Traduzindo: “Quando temos um incêndio durante um voo, não temos sítio para onde fugir, precisamente… e não podemos ir buscar oxigénio fora do avião, porque as janelas não abrem. Eu não sei porque não é possível fazer isso. É um problema. É muito perigoso.”

Mitt parece ignorar que abrir uma janela, uma porta, ou até perder parte da fuselagem (como se vê em filmes) durante o vôo, faria com que os passageiros não pudessem respirar (o ar lá fora, àquelas altitudes, é rarefeito), e despressurizassem rapidamente, o que lhes provocaria a morte.

Como diz Ana Maria Mourão, professora de Física no Instituto Superior Técnico, no Público: “A pressão na cabina é muito superior à pressão no exterior, para se poder respirar. Se se abrir uma janela, as pessoas são expelidas”.

Nota: deixem-me referir, a bem da verdade, que após o discurso, e por os jornalistas não terem percebido o sentido destas palavras de Romney, foram-lhe perguntar e ele disse que estava a brincar. O mesmo é dito num novo artigo do Público. Pessoalmente, não entendo a piada, mas foi a razão que ele deu e que os jornalistas presentes deram para as suas palavras.

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. não é preciso ser cientifico para saber isso, .. o que me perturba mais, é saber que partilho com esta gente o mesmo mundo …..

  2. Pois é, “Repúblicanos” como o Dwight Eisenhower já foi há muuiiito tempo…

    1. … e aqui, neste país, militares das Forças Armadas e políticos como foi Castelo Branco.

    • silvio cicoti on 25/09/2012 at 21:21
    • Responder

    Caramba! Realmente ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado!

  3. Afinal dizem que foi uma piada tirada do contexto:
    http://publico.pt/Mundo/afirmacoes-de-romney-sobre-janelas-de-avioes-foram-uma-piada-1564536

      • Leonardo Gonçalves on 25/09/2012 at 22:05
      • Responder

      Já não é a primeira dele nem será a última…tem uma falta de qualidade incrível, bem como de bom senso. apenas dinheiro e influência. Nem sequer serve para personificar o “Sonho Americano”…
      Felizmente tem poucas hípoteses de ganhar, e em todo o caso o cargo de Presidente dos Estados Unidos é cada vez mais para consumo externo…quem comanda o País é a NSA e o presidente não toma nehuma decisão grave sem antes os consultar…como no tempo do Hoover era o FBI.

    1. Parece-me que não é somente nos EUA que as pessoas possuem políticos que afirmam, em tom de brincadeira ou não, coisas estrambólicas. O Lula, na época que era presidente, também falou umas asneiras das mais absurdas. Obviamente, não colocarei o link da imbecilidade dita pra não soar tão mal para com um, er, bem, “compatriota”.

  4. Pessoalmente parece-me que ele até sabe que não se deve abrir janelas nos aviões. Mas também me parece que não foi piada.

    O que se passa muitas vezes é que ele quer tanto os votos da parte mais radical e mais ignorante do eleitorado republicano, que cai nestas coisas. É que ele não sabe fazer piadas. Mas quer se mostrar contra imposições que venham “de cima”. E como essa parte do eleitorado é isso que quer (quer que o governo não os afecte com leis), e não vê o Romney com bons olhos (porque o vêem como também fazendo parte da elite), por vezes ele tenta conquistar essa parte do eleitorado com sugestões ridículas.

    Talvez possa ter sido o que aconteceu aqui. Mas é só a minha opinião.

  5. Ele acha que se houver um incêndio durante o voo é boa ideia ter para onde fugir? Será que pensa sair de um avião em voo?
    Isto não é só falta de conhecimento científico (muito grave devido ao lugar que pretende ocupar), é falta do senso comum mais básico.

  6. E já nem refiro a temperatura baixíssima, ou sequer o facto que as pessoas ao serem expelidas do avião não conseguem voar…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights