Novo cometa C/2012 S1 (ISON) visível a olho nu em Novembro de 2013!

Foi anunciada há poucas horas a descoberta de um novo cometa que poderá oferecer um espectáculo inesquecível no céu no final do próximo ano. Designado oficialmente C/2012 S1 (ISON), o pequeno objecto passará a apenas 0,012 UA do Sol no final de Novembro de 2013, rumando depois para uma passagem a 0,4 UA da Terra no início de Janeiro de 2014. De acordo com os parâmetros orbitais até agora disponíveis, este novo cometa poder-se-á tornar visível a olho nu no período entre Novembro de 2013 e Janeiro de 2014, podendo mesmo atingir magnitudes negativas durante a sua passagem pelo periélio!

O cometa C/2012 S1 (ISON) fotografado através de um telescópio da ITelescope network, a 22 de Setembro de 2012.
Crédito: Ernesto Guido/Giovanni Sostero/Nick Howes.

Magnitudes aparentes de alguns objectos visíveis nos céus terrestres. O cometa C/2012 S1 (ISON) tem neste momento uma magnitude aparente aproximada de 18. Em Novembro de 2013, o novo cometa poderá atingir magnitudes negativas, ou seja, irá tornar-se tão ou mais brilhante quanto as estrelas Arcturus, Canopus ou Sirius (as mais brilhantes do céu nocturno).
A magnitude aparente é uma escala de progressão logarítmica criada há mais de dois milénios pelo astrónomo grego Hiparco. Nesta escala, os valores mais elevados correspondem a objectos com brilho mais débil.
Crédito: ESA.

C/2012 S1 (ISON) foi descoberto no passado dia 21 de Setembro pelo bielorusso Vitali Nevski e pelo russo Artyom Novichonok, em imagens obtidas por um dos telescópios da rede ISON (International Scientific Optical Network). A sua órbita é quase parabólica (e=0,999999964), pelo que este deve ser, provavelmente, um objecto da Nuvem de Oort numa primeira visita ao Sistema Solar interior.

1. vc sabe me dizer qual o tamanho do ison…e o tamanho da barreira de gelo que ele tem

1. Por favor, leia os nosso artigos mais recentes sobre esse assunto. Abraços

2. Bem, estamos bem próximos do acontecimento, li um artigo dificil de entender que dizia que daria pra ver o cometa entre os dias 5 e 28 de Novembro. Não tenho a menos noção sobre estes assuntos mas sou fascinada por observar acontecimentos como este, se eu conseguir, será sem dúvida o mais memorável. Alguém saberia dizer qual o melhor dia e hora para observar o cometa a olho nu do Brasil?
    Desde já agradeço a atenção.

• Giselle on 04/11/2013 at 13:12

Obrigada por sua atenção!
        Bom, agora é aguardar com expectativa moderada rs

3. amigos,é possivel que ,ao se aproximar do sol,o cometa c/2012 s1 será visivel ao estar mais perto do sol????????????
    ele passara a frente do sol????????????????????????

1. Olá davi,

O brilho aparente do cometa aumentará quando estiver perto do periélio, mas não rivalizará de forma alguma com o brilho do Sol, pelo que não espere ver o cometa nessa altura (nem tente pois correrá o risco de cegueira permanente devido ao intenso brilho do Sol).

Visto da Terra, o cometa passará por detrás do Sol, e não pela frente. 😉

4. eu descobri no programa stellarium. esse cometa será visível a terra no dia 28 de novembro ás 16:30. o que eu vi a respeito desse cometa foi:

(1) a magnitude aparente do cometa c/2012 s1 (ison) será: -16.88 e a magnitude absoluta é 7.50.

(2) esse cometa vai brilhar mais do que a lua, as estrelas e o planeta vénus.

(3) esse cometa estará mais perto do sol do que o planeta mercúrio. no dia 28 de novembro ás 16:30, esse cometa vai estar afastado do sol 22 milhões 167 mil e 33 km. eu vi isso no meu programa stellarium

(4) esse cometa é luminoso. a luz desse cometa é quase igual a luz do sol porque a magnitude absoluta do sol é 4.83 e a magnitude absoluta do cometa C/2012 S1 (ISON) é 7.50. a luz desse cometa é forte. eu to pensando que a luz desse cometa vai chegar até nós porque a luz desse cometa é poderosa

então com certeza esse cometa será visível a terra por causa do seu brilho espetacular e da sua luz poderosa. esse cometa vai estar recebendo mais luz do sol do que qualquer planeta, lua, asteróides

SERÁ UM ESPETÁCULO NO CÉU DE TODOS OS TEMPOS.

1. Ainda não se pode saber isso. Algumas das últimas observações do cometa mostram indicações contraditórias.

5. ola, gostaria que me ajude: hoje por volta das 15 hrs avistei no ceu uma peça que recebia luz solar e refletia igual a um espelho hora sim hora não e se movia lentamente ao meu ver mas estava muito longe pois então estaria com muita velocidade ele vinha do sul sentido ao nascer do sol, oque sera q é!!!não paresia avião pois aqui passa direto o formato e diferente e nem barulho fazia nem estrela pois era muito lento!!

1. Iridium flare?

Por outro lado, há aviões com formatos diferentes… 😉

6. eu nao sei aonde encontrar a resposta da minha pergunta de quanto em quanto tempo os cometas sao visiveis meu pelo amor de meu deus grego AONDE TEM A RESPOSTA DA MINHA PERGUNTA

1. Cara Larissa,

Eu agradecia-lhe que fosse educada. Nós não somos obrigados a responder a qualquer pergunta sua. Não é um direito seu nem um dever nosso. Se tiramos algum do nosso tempo para lhe responder, a Larissa só tem que agradecer.

Quanto a este cometa, tem a resposta no artigo. Basta ler.
      Cada cometa é um caso diferente.

7. eu nao sei onde encontrar a resposta da minha pergunta de quanto em quanto tempo sao visiveis os cometas por

• Thiago Francisco on 08/01/2013 at 04:25

Vocês saberiam dizer qual é a massa, o diâmetro e a composição do cometa C/2012 S1 (ISON)?

Agradeço desde já. xD

1. Olá Thiago,

C/2012 S1 (ISON) está ainda demasiado longe para que se possam determinar com rigor os seus parâmetros físicos. Neste momento, especula-se, tendo em conta a magnitude absoluta do seu núcleo, que as suas dimensões não deverão ultrapassar os 3 km. Relativamente à sua composição, sendo um cometa de longo período, provavelmente numa primeira visita ao interior do Sistema Solar, deverá conter uma maior proporção de compostos voláteis.

• Prof. Sergio Luiz on 18/01/2013 at 02:02

Adorei a sua explicação. gostaria de receber mais noticias sobre esse cometa.

8. e se esse gigante entrar na atimosfera terrestre e for puxado para ca?

1. Não entra nem é puxado.

Nós temos conhecimento sobre as órbitas dos cometas.

9. Olá amigo. Nenhum post na net fala sobre o tamanho deste cometa. Quando ele se aproxima do Sol a velocidade dele aumenta e se não se desintegrar dara a volta ” atras ” do Sol e poderia se encaminhar ou seja ser atraido pelo objeto mais massivo logo depois do Sol, que obviamente não é Mercurio e nem Venus. Mas a Terra. Os modelos de computador ou de calculos matematicos ” manuais” de observação não levam em conta estes fatores? Fica aqui a pergunta pra especilalistas ou não responderem. Abraços a todos…

1. Olá Rone,

Este cometa encontra-se ainda muito longe para se poder estimar o diâmetro do seu núcleo cometário. No entanto, não deverá ser muito grande. Para ter um termo de comparação, o núcleo do cometa Lovejoy (ver: aqui) teria entre 100 a 200 metros de diâmetro. 😉
      Relativamente ao que acontecerá após a sua passagem periélica, não há qualquer motivo para preocupações. Tal como escrevi no artigo, C/2012 S1 passará a uma distância mínima de 0,4 UA da Terra, ou seja, a uma distância superior à distância mínima entre as órbitas da Terra e de Vénus. Curiosamente, antes da sua aproximação ao Sol, o cometa passará a 0,07 UA de Marte, ainda assim demasiado longe para que haja qualquer risco de colisão com o planeta vermelho. 🙂

10. Uma excelente discussão no nosso Facebook sobre esta notícia:
    onde se critica o sensacionalismo de certos títulos:
    “Cometa ISON pode brilhar mais do que a Lua em 2013”

Segundo o Sérgio Paulino:

“O título do artigo é sensacionalista. Poderá o cometa C/2012 S1 (ISON) tornar-se mais brilhante que a Lua cheia? Sim, mas é pouco provável. A trajectória do cometa parece favorável para que tenhamos um espectáculo em Novembro de 2013. Ontem, a equipa do observatório Remanzacco deu conta que a actividade em redor do núcleo é superior ao que se assumia na semana passada. Enfim, tudo isto promete. Agora, a questão é que estamos a mais de um ano da sua passagem periélica, e sabemos que os cometas são muito imprevisíveis. Dizer com esta antecedência que o cometa poderá brilhar mais que a Lua cheia não é informar. É, na verdade, confundir.
    uma coisa é dizer que “poderá atingir magnitudes negativas”. Outra é dizer que poderá brilhar mais que a Lua cheia.”

Segundo o Cristóvão Cunha:
    “Se o título fosse “Cometa pode brilhar tanto como Sirius em 2013 ninguém lia. Parece-me a diferença entre o Publico e o Correio da Manhã. O primeiro é um jornal mais serio. O segundo é o top de vendas. Há uns anos a propósito das perseidas um dizia chuva de meteoros, o segundo, cai fogo do céu”

Segundo o Luis Lopes:
    “O pico de brilho de um cometa é atingido nas horas imediatamente antes e após o periélio. O valor citado de magnitude -12, *se for atingido*, sê-lo-á apenas durante esse período. Nesse caso o cometa poderá ser visto em pleno dia a poucos graus do Sol (com o devido cuidado, claro). O brilho decresce rapidamente após o periélio facto que só será compensado se a geometria orbital o trouxer para perto da Terra. Mesmo assim, quando passar a ser visível no crepúsculo / céu nocturno o cometa não terá um brilho tão elevado. O grande cometa de 1577, por exemplo, tinha um brilho superior ao de Vénus quando foi visível ao anoitecer, em Novembro desse ano. Relatos da altura falam da luz do cometa ser visível por detrás das nuvens (como a Lua em dias de céu nublado). Note-se que este cometa, para além de ser um dos intrinsecamente mais brilhantes da história, teve também a ajuda de uma geometria orbital muito favorável que o fez passar muito próximo da Terra depois do periélio. Dito isto, este novo cometa parece ter uma órbita parabólica o que indica que vem da Nuvem de Oort pela primeira vez. É *muito* difícil prever o comportamento destes cometas na sua passagem pelo sistema solar interior.
    Reparei que algures foi sugerido que este cometa pode ser o mesmo que o Grande Cometa de 1680, o chamado Cometa de Kirch. Isto é altamente improvável. A órbita do ISON é aparentemente parecida com a do Cometa de Kirch. *Se* as órbitas realmente coincidirem isso não quer dizer que seja o mesmo cometa. A órbita do Cometa de Kirch foi determinada com base nas observações da época e a excentricidade da mesma implica um período orbital muito longo, na ordem de vários milhares de anos. O que poderá acontecer é o ISON e o Cometa de Kirch serem ambos fragmentos de um cometa maior que se desintegrou numa passagem prévia pelo sistema solar interior. Este cenário é uma possibilidade dada a curtíssima distância ao Sol no periélio. Um cenário semelhante deu origem aos cometas da chamada Família de Kreutz.”

• DAVID MOREIRA GOMES on 02/10/2012 at 15:46

será que ele vai se chocar com a Terra?????

1. Não.

Diz no texto que passará “a 0,4 UA da Terra”.
      A distância da Terra à Lua é 0,002 UA.
      Ou seja, este cometa passará 200 vezes mais longe que a distância da Terra à Lua.

Não tem qualquer perigo.

1. Mas como você mesmo disse, os cometas são imprevisiveis… E ai? Eu fico com medo sim… HEHE

2. Oi,

Sim, são imprevisíveis, mas sabemos muito sobre eles. Imprevisíveis não quer dizer que tudo pode acontecer 😉

Exemplo: num casino, se eu lançar um dado normal com 6 lados, eu não sei que lado vai ficar para cima. É imprevisível. Mas sei que um só dado não vai sair com número 15 😉

Não fique com medo… há sempre o Bruce Willis para nos salvar. eheheeheheh 😛

11. Alias eu já deveria estar (vacinado)
    Na decada de 80 ainda jovem peguei minha namorada e fui a praça do papa aqui em belo horizonte para ver um show que havia sido anunciado.
    Chegando lá tava tudo perfeito,muitos jovens ,comida .bebida.alegria era geral
    Porem o artista não deu as caras
    O cometa halley não brilhou para nos

1. Em 1986 o Halley ficou aquém das expectativas.

Mas em 1997, o Hale-Bopp superou muito as expectativas. Foi um espectáculo magnífico 😉

12. C/2012 S1

Aqui do Brasil, antes da passagem periélica ele será visível pela manhã pouco “acima e à esquerda” do Sol. Depois da passagem periélica, no início de dezembro 2013, ele seguirá numa trajetória para o norte praticamente na mesma A.R. do Sol e com isso não será visível em céu escuro do hemisfério sul. Mas vale muito a tentativa de observá-lo durante o dia mesmo, pois sua magnitude será grande (se se confirmarem as previsões iniciais).

Os elementos orbitais já estão no catálogo para “Cartes du Ciel” e outros softwares:

Para CdC:

Outros softwares:

13. Pois é verdade Rui,em 2013 teremos duas chances de ver esse espetáculo
    Tomara que vejamos os dois porem um já seria de otimo tamanho

14. Vamos ver qtos OVNIS vão acompanhar este hehehehe.

15. Poxa com certeza vai ser dificil conter a ansiedade de ver esse espetaculo nos ceus o ano vai custar a passar

1. Edson, um cometa brilhante e visível a olho nu, é mesmo um espetáculo inesquecível. Mas por enquanto convém termos alguma moderação nas expectativas.
      As projeções e previsões do brilho dos cometas não são uma ciência exacta. Com muita frequência o brilho real fica aquém das previsões…

Para piorar as coisas, o cometa vai passar muito próximo do Sol. 0,012UA é apenas 1,8 milhões de kms ou pouco mais que um diâmetro solar. Passando tão próximo do Sol, é possível que ele nem resista à passagem pelo periélio (ponto do órbita mais próximo do Sol). Lembre-se que é depois de passar o periélio que se aproxima da Terra e dará o melhor show (sem qualquer perigo para nós, claro…).

Também convém lembrar que os cometas são mais brilhantes quando estão próximo do Sol e aí nós apenas conseguimos vê-los (quando conseguimos…) num céu claro, pouco depois do pôr-do-sol ou do nascer do Sol.

Mas de vez em quando lá aparece um cometa que nos surpreende e nos proporciona um daqueles espetáculos que nos deixam de boca aberta. Aí vale mesmo a pena meter-se no carro e conduzir para um local afastado das cidades ou vilas, levar uns binóculos e apreciar um espectáculo totalmente gratuito e disponível a todos que o queiram observar!

Vá seguindo este blog e mantendo-se a par dos desenvolvimentos…

16. Sera que vai dar pra ver esse cometa passando no céu do Brasil?

1. Em princípio sim. Olhando para os parâmetros orbitais do cometa arrisco mesmo a dizer que o melhor do espectáculo estará reservado aos observadores do hemisfério sul. No entanto, é preciso recordar que os cometas são objectos imprevisíveis, pelo que as certezas só chegarão daqui a muitos meses. 😉

• Jonas on 25/09/2012 at 05:18

Lembremos do famoso Elenin que se desmanchou no periélio.

1. Bem, Darwin. Afinal, se o cometa C/2012 S1 (ISON) oferecer o espectáculo que promete, teremos a primeira fila instalada aqui no hemisfério norte. As simulações do seu percurso nos céus mostram que depois da passagem pelo periélio, C/2012 S1 (ISON) virará para norte, tornando-se mais acessível para os observadores nas latitudes médias do hemisfério norte.
        Volto, no entanto, a recordar que os cometas são muito imprevisíveis. Tal como o Jonas relembrou, temos alguns exemplos que não chegaram sequer a sobreviver à passagem pelo periélio.

17. O que vem a ser magnitudes negativas Sérgio. perdoe a falta da interrogação teclado com defeito

1. Olá Edson,

Veja este gráfico:
      Magnitudes negativas quer dizer que ele será tão visível como Vénus ou Sirius, por exemplo 😉

Sérgio, queres incluir este gráfico no post com uma pequena explicação de como ele poderá ser visível?

1. OK. Vê se está bem assim. 🙂