Novo cometa C/2012 S1 (ISON) visível a olho nu em Novembro de 2013!

Foi anunciada há poucas horas a descoberta de um novo cometa que poderá oferecer um espectáculo inesquecível no céu no final do próximo ano. Designado oficialmente C/2012 S1 (ISON), o pequeno objecto passará a apenas 0,012 UA do Sol no final de Novembro de 2013, rumando depois para uma passagem a 0,4 UA da Terra no início de Janeiro de 2014. De acordo com os parâmetros orbitais até agora disponíveis, este novo cometa poder-se-á tornar visível a olho nu no período entre Novembro de 2013 e Janeiro de 2014, podendo mesmo atingir magnitudes negativas durante a sua passagem pelo periélio!

O cometa C/2012 S1 (ISON) fotografado através de um telescópio da ITelescope network, a 22 de Setembro de 2012.
Crédito: Ernesto Guido/Giovanni Sostero/Nick Howes.

Magnitudes aparentes de alguns objectos visíveis nos céus terrestres. O cometa C/2012 S1 (ISON) tem neste momento uma magnitude aparente aproximada de 18. Em Novembro de 2013, o novo cometa poderá atingir magnitudes negativas, ou seja, irá tornar-se tão ou mais brilhante quanto as estrelas Arcturus, Canopus ou Sirius (as mais brilhantes do céu nocturno).
A magnitude aparente é uma escala de progressão logarítmica criada há mais de dois milénios pelo astrónomo grego Hiparco. Nesta escala, os valores mais elevados correspondem a objectos com brilho mais débil.
Crédito: ESA.

C/2012 S1 (ISON) foi descoberto no passado dia 21 de Setembro pelo bielorusso Vitali Nevski e pelo russo Artyom Novichonok, em imagens obtidas por um dos telescópios da rede ISON (International Scientific Optical Network). A sua órbita é quase parabólica (e=0,999999964), pelo que este deve ser, provavelmente, um objecto da Nuvem de Oort numa primeira visita ao Sistema Solar interior.

41 comentários

7 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. […] imagens. Terramotos. Cometa Honda será que nos matou? Hipócritas. Cometa ISON: informações, descoberta, atualização. Harold Camping: 21 de Maio, aconteceu, 21 de Outubro, enganado, resultados. Ronald […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights