Casa dos Espelhos

Notei que a minha timeline no Twitter se encheu de comentários sobre a Casa dos Segredos (uma variação do Big Brother) e o comportamento e personalidade de pessoas sobre as quais nunca ouvira falar, por isso imaginei o mundo como uma enorme Casa dos Espelhos.

Os concorrentes da Casa dos Segredos veem uma reportagem sobre a reconciliação pública dos dois atores de um filme que mistura vampirismo com novelas da Corín Tellado. Robert Pattinson pediu Kristen Stewart em casamento e só ficaremos descansados quando pudermos ver em direto a consumação da boda.

Robert e Kristen serão fotografados enquanto observam a foto que Lady Gaga publicou no Twitter. Gaga está sentada sobre a sanita, nua, pernas cruzadas, cigarro complacente na ponta dos dedos, tampa para baixo.

Uma casa cheia de aliens

A foto é um mistério indecifrável e cruel: não sabemos se Gaga já fez ou ainda vai fazer, se já levantou a tampa ou ainda a vai levantar, se costuma fumar antes ou depois.

Se for como outras pessoas – e a fotografia, perturbadora, não o revela – terá o hábito de ler o jornal enquanto espera. E imagino que terá ficado satisfeita ao saber que a sua marca de perfume – Fame – vendeu seis milhões de unidades logo na primeira semana.

Talvez prefira um smartphone aos jornais – aposto que deverá ter visto o tweet de uma atriz, Sofia Vergara, que publicou uma fotografia com o rabo à mostra. O rabo de Vergara não é um rabo de sanita, mas acidental: parece que aconteceu um problema qualquer enquanto experimentava um vestido para a cerimónia dos Emmy.

Que azar! O programa Ancient Aliens do Canal História (esse canal sempre tão focado no Período da Carochinha) não conseguiu ganhar qualquer Emmy – nem sequer foi nomeado.

Giorgio A. Tsoukalos, o principal produtor do programa, é um ex-culturista transformado em «especialista» de arqueologia, biologia, antropologia, astronomia e sobretudo calhalogia.

(Calhalogia é a ciência que explica o que calhar e tira conclusões ao calhas. Há muitos peritos nesta área.)

O rei levanta-se da sanita, triunfante

Tsoukalos é um chico-esperto que usa os extraterrestres como explicação para tudo o que não entende. Ganha milhões à conta de uma habilidosa capacidade em não conhecer o mundo. O mundo é a sua própria Casa dos Segredos e o seu cabelo a prova de que os fenómenos quânticos são reais.

Que existirá nesta enorme Casa dos Segredos? Espelhos. Muito espelhos. Espelhos iguais aos da Feira Popular, que distorciam as pessoas e a realidade, e nos faziam rir. É o reinado do não-conhecimento. O rei vai nu, tão nu como a Lady Gaga, os desamores de um casal de vampiros ou gente sôfrega pelo seu pinguinho de fama, este rei caminha deliberadamente nu pelas ruas, e triunfa. Giorgio A. Tsoukalos não precisa de aldrabar o significado dos hieróglifos para encontrar aliens: eles estão aqui, à nossa volta.

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Provavelmente nenhum de nós verá um único minuto desse programa. E acho lamentável que muita gente, perante várias escolhas possíveis (incluíndo desligar a TV e fazer outra coisa qualquer…) o veja; e muitas outras pessoas se sintam compelidas a vê-lo porque no dia seguinte um dos tópicos de conversa com o(as) amigos(as) será uma série de mexericos tirados de lá.

    Mas também acho que as TV’s têm muita responsabilidade na linha editorial que escolhem e nas opções que consideram para integrar a sua programação. Isto porque muita gente tem uma atitude totalmente passiva perante a programação da TV e limita-se a absorver todo o lixo que de lá sai.

    E esta realidade não é exclisiva deste jardim à beira mar plantado… o modelo nem sequer é nosso: é importado de outras paragens.

  2. Acho uma real piada ao pessoal que vem dizer “viste aquela vergonha? Aquilo é mesmo um programa de M***a, nem devia ser permitido”…….

    1. Não percebi. O Rui Tripa gosta deste tipo de programas?

      1. O que o Rui quer dizer é que são atitudes hipócritas.

      2. Porquê?

        Continuo sem perceber o contexto… 🙁

      3. A minha interpretação é esta: não é preciso ser nenhum génio para adivinhar que tipo de programa é; logo, não é realmente necessário vê-lo para se saber. Se as pessoas mesmo assim o vão ver é porque não resistiram à curiosidade. Se não resistiram à curiosidade, então mais valia estarem caladas do que estar a dizer «viste aquela vergonha?» etc etc. Talvez tenha sido isso que o Rui Tripa quis dizer.

  3. Realço também o comentário do Nuno no teu website:
    http://www.bitaites.org/porreiro-pa/casa-dos-espelhos/#comment-42168
    “O lixo televisivo de hoje é no fundo o espelho do que somos.
    Já não queremos ser mais, ser ligeiramente melhor que um qualquer idiota famoso numa casa cheia de espelhos, é perfeitamente suficiente… (…)”

    Só mudaria para: pseudo-.famoso.

  4. E já agora, realço também outros números que andam a ser divulgados no Facebook:

    A estreia da nova edição da Casa dos Degredos foi vista por quase 2 milhões de pessoas durante 3 horas.
    Muitos destes serão pais que não têm 15 minutos para ajudar os filhos na escola… assim anda a educação.

  5. Realço um comentário feito por uma amiga minha no Facebook:

    “Acho que o facto de haver 85 mil candidatos à casa dos degredos e 45 mil ao ensino superior, mostra como anda o nosso Portugal…”

  1. […] Ancient Aliens: Extraterrestres Antigos. Extraterrestres no Presente. Akhenaton. Desmistificar. Casa dos Espelhos. Desenhar. Resposta Única. Canal de Estórias. Erich von Däniken. Dogons. Estátuas da ilha da […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.