Pedra extraterrestre tem esculpida uma estátua Budista

Crédito: Elmar Buchner

A história parece ser de um filme do Indiana Jones. Mas neste caso, como em muitos outros, a realidade ultrapassa a mera ficção.

No século XI, no actual Tibete, um membro da cultura Bon, anterior ao Budismo, decidiu esculpir uma divindade posteriormente budista numa rocha… uma mera rocha, provavelmente normal, ou se calhar foi lá esculpida porque deram um significado especial a essa rocha.

A estátua denomina-se “Homem de Ferro”, pesa 10,6 quilos, e mede 24 centímetros de altura.
Representa Vaisravana (ou Jambhala, no Tibete), o rei budista do norte, um dos quatro reis celestiais no Budismo.

Entretanto, em 1938, durante uma expedição ao Tibete, o geólogo alemão Ernst Schäfer apoderou-se da estátua, que foi assim parar a uma colecção privada nazi.
Provavelmente, Ernst gostou da estátua porque ela tem uma suástica (o símbolo nazi que simboliza amor e piedade na cultura hindu).

Durante mais de 50 anos ficou esquecida.
Em 2007, um perito comprou-a num leilão, recuperou esta estátua de 1000 anos, e notou que o material da rocha não era comum na Terra.

A verdade é que a rocha onde foi esculpida a estátua é um meteorito, que veio dos céus e caiu aqui na Terra.
O meteorito é de uma classe rara de sideritos, um ataxito, que contém uma elevada quantidade de níquel (com cobalto e ferro).
O meteorito que deu origem à estátua é um fragmento do meteorito Chinga, que colidiu com a Terra, na fronteira entre as actuais Mongólia e Sibéria, há cerca de 15 mil anos.

Apesar de várias culturas antigas terem utilizado e adorado meteoritos, a raridade desta estátua está no facto de ser única, em termos de representação de uma figura humana neste tipo de material.

Leiam na Nature, e o artigo científico.

3 comentários

1 ping

  1. mais um homem rico…

  2. Afinal, a estátua poderá ser muito mais jovem… do século XX.
    Mas continua a ser feita a partir de um meteorito 😉
    http://doubtfulnews.com/?p=15769

  3. Deve ter cuidado com o título porque alguns “iluminados” podem pensar que o meteorito já tinha a escultura quando chegou à Terra.

  1. […] risco de bater em 2110). Portugal. Bólides. Indonésia. Canadá. Meteoritos. 2008 TC3. China. Estátua Budista. Missões. Diferenças. Formas de Desviar. Cratera de impacto com diamantes. Sessão de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights