RTP 2

O astroPT é apartidário, até porque dentro das nossas dezenas de colaboradores existem certamente ideologias partidárias para todos os gostos.
No entanto, todos nós, e assim obviamente todo o projecto astroPT, defendemos a ciência, o conhecimento, a racionalidade, e a cultura.

Sendo assim, em nome pessoal, parece-me péssima a hipótese de fechar a única televisão com pendor cultural: RTP 2.

Com uma história de 44 anos a difundir cultura, seria um tremendo erro colocar a economia acima do conhecimento, da cultura.
Espero que isto não se concretize.

Na minha opinião, o serviço público não pode estar dependente dos números de audiências.

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O nº 242 da Noticias TV tem vários artigos de opinião sobre isto, escritos por figuras conhecidas das várias televisões e da cultura portuguesa.
    Realço o texto de Herman José, de ataque à “tabloidite aguda” – um fenómeno contra o conhecimento e a cultura de um país. Herman que por acaso confessa que teve que seguir isso algumas vezes, como por exemplo quando decidiu ter no seu programa a “celulite da stripper Linda Reis”.

  2. de acordo! está visto que é aquela que vai contra mais interesses por várias razões.

    1. é a que gera menos receita porque as pessoas não se interessam, na sua grande maioria, em enriquecer em matéria de informação útil.

    2. é a que fornece maior quantidade de informação fidedigna á população, mas como muitas marcas de grande importancia se baseiam em tretas para vender o seu produto, uma fonte de informação alvo de espírito crítico (foi apenas na rtp 2 que foi posto em causa o aspartame, por exemplo) é alvo a abater.

    3. na rtp2 discursam pessoas que não partilham a mesma opinião de certas pessoas na classe política portuguesa que não têm interesse em devidamente organizar e desenvolver o país. Assim, o negócio de vender a rtp é “vantajoso ” para eles e para os seus amigos.

    (comentário editado)

    1. Tiago,

      Peço desculpa mas tive que editar o seu comentário.
      Editei o ponto 2, porque penso que lhe tinha faltado a conclusão, para ficar clara a sua posição.
      Editei o ponto 3, deixando todo o seu contexto e opinião, mas retirei nomes directos que escreveu, porque isso poderia ter implicações nefastas para nós em termos legais. Espero que compreenda.

      abraços!

  3. O problema é a ‘estrutura’, hoje com as novas tecnologias, é possível manter um canal de televisão, com relativamente poucos meios, e orçamentos baixos… existem vários canais regionais que transmitem na Net, com algum sucesso… na RTP não será fácil fazer essa transformação… pessoalmente, defendo que a RTP poderia ter canais temáticos, cientificos ou culturais, parecidos com o canal História, a Odisseia, o Discovery ou o National Geographic, ou até de divulgação turística, transmitidos no cabo e no TDT… e até aceitava uma RTP ‘Entertainment’ estilo BBC…
    Trocava o actual modelo da RTP (RTP 1, RTP 2), por este alternativo, mantendo a RTP Informação e os canais internacionais…

    Abraços

  4. De vez em quando vejo a RTP2, mas vejo principalmente series FOX, MOV… e os programas do National Geographic Channel e da Discovery.

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 30/09/2012 at 23:43
    • Responder

    Ao defender a cultura e a ciência, principalmente se acessível a todos, já se está a tomar partido por um futuro melhor.

      • Dinis Ribeiro on 02/10/2012 at 08:26
      • Responder

      Essa defesa da “cultura e da ciência” também passa por não se cortar no financiamento das nossas (poucas) atividades na área espacial através do pagamento da quota na ESA:

      Artigo: “Cérebros da área espacial prontos para fazer as malas”

      Cerca de 250 investigadores portugueses da área espacial estão dispostos a emigrar se o Governo não investir na Agência Espacial Europeia.

      http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2804042

      O alerta é deixado pelo presidente da Proespaço, a Associação Portuguesa de Indústrias do Espaço.
      «Portugal pode perder 250 cérebros, porque não investe o valor equivalente a três quilómetros de autoestrada.»

      Pelas contas de António Neto da Silva, Portugal precisa investir 36 milhões de euros para um período de três anos. Não se trata de um subsídio, sublinha, mas de subscrever os programas da Agência Espacial Europeia, algo essencial para que esta indústria possa funcionar.

      «Cada euro investido na subscrição destes programas retornam dois euros a Portugal. Não é uma coisa que se deitou fora, investe-se um euro e recebem-se dois», salienta.

      O sector representa 17 milhões de euros de faturação anual.

      Tudo para exportação proveniente de um cluster de tecnologia altamente sofisticada.

      «Com consequências depois na vida de todos nós. O GPS não existiria se não fosse a indústria do espaço. Na área dos fogos o que se pode impedir que arda, com informação a partir do espaço, são milhões, não tem nada a ver com 36 milhões para três anos, isto significa 12 milhões por ano», realça.

      Um valor com retorno garantido e esta é também uma forma não deixar fugir 250 cérebros.

      Nesta altura, sabe a TSF, a situação está a ser avaliada por uma comissão inter-ministerial. Contactado pela TSF, o Ministério da Economia não quis fazer comentários.

  5. fico parvo… único canal que não estupidifica as pessoas….

    1. Mas não será essa a razão para fechar?

    • Hélio Martins on 30/09/2012 at 21:42
    • Responder

    não é só a cultura que é difundida pela RTP2. os desportos minoritários como o Futsal, o Hoquei em Patins, o BMX o motocross, o atletismo… se não fosse a RTP2 essas modalidades não tinham tempo de antena. como Disclaimer devo dizer que sou VICIADO na RTP2 ao fim – -de – semana.

    E sim foi na RTP2 que comecei a ver o Big Bang Theory. e as séries de Humor da BBC.

    A RTP2 é imprescíndivel. Se começasse a contar todas as séries de QUALIDADE que a RTP2 mostrou ao longo dos anos tinha de escrever um texto de mais de 2000 páginas.

  6. Infelizmente, é pouca gente que vê a RTP 2 🙁
    http://olharatelevisao.blogspot.pt/
    Em primeiro lugar está a Casa dos Degredos e telenovelas… 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights