Par de anãs vermelhas bate recorde de proximidade

Crédito: J. Pinfield

Enquanto o nosso Sol é uma estrela solitária, a maior parte das estrelas na Galáxia fazem parte de sistemas binários ou múltiplos, em que várias estrelas se orbitam mutuamente.

Teoricamente, pensava-se que se as estrelas se formassem perto uma da outra, então rapidamente se fundiriam.
Durante décadas as observações mostraram-nos isto mesmo. Nunca se tinham encontrado sistemas binários em que as estrelas tivessem períodos inferiores a 5 horas, porque se pensava em sistemas binários com estrelas como o Sol.

No entanto, uma equipa de astrónomos utilizou o Telescópio Infravermelho do Reino Unido (UKIRT) e encontrou quatro sistemas binários (duas estrelas) de anãs vermelhas (as estrelas mais comuns no Universo) com órbitas inferiores a 5 horas.
Provavelmente elas formaram-se mais longe uma da outra, mas as suas órbitas foram ficando mais curtas ao longo do tempo, estando agora bastante próximas… mas ainda não se fundiram.

O recorde de proximidade está neste momento em duas anãs vermelhas (tipo M4) que se orbitam a cada 2,5 horas. No futuro irão colidir e unir-se numa única estrela.

Podem ler o artigo original, na Royal Astronomical Society, onde obviamente a referência de que são estrelas “impossíveis” está entre aspas.
Podem ler em português o artigo no Portal do Astrónomo, onde obviamente mantiveram as aspas na palavra “impossíveis”.
este jornal informa logo em título que estas estrelas violam as leis da física, o que é um grande disparate sensacionalista. Percebe-se que o marketing está acima da informação credível. Ao contrário do sensacionalismo, não foram violadas quaisquer leis da física, sendo que a Lei da Gravidade continua a funcionar como sempre, até que o Limite de Roche faça o resto (quando o atingirem, as estrelas irão destruir-se, e formar um disco compacto de matéria que irá condensar numa única estrela).

1. Que tipo de estrela formarão duas anãs vermelhas?

1. Boa pergunta 😛