Rocha Bathurst Inlet em Marte

Esta é uma foto tirada pela camera Mars Hand Lens Imager (MAHLI), do rover Curiosity, à rocha Bathurst Inlet que se encontra em solo marciano.
A rocha está relativamente limpa, apesar de se verem algumas partículas de poeira na superfície da rocha.
A imagem foi feita no Sol 54, o que equivale ao nosso dia 30 de Setembro de 2012.

Leiam na NASA.

12 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Colegas, conhecedores da ciência.
    O formato desta rocha sugere que a mesma foi moldada por água, ou o vento?

    1. Isto é o que se sabe:
      http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia14763.html

      abraços!

    2. Moldada por água? Em Marte?Isso não existe por aqueles lados ou há?!

        • Paulo on 07/10/2012 at 03:40

        Caramba era água das pedras! Ou será que ainda é?
        Obrigado pelo link.

      1. 😀

  2. Carlos, outra sugestão.

    Na coluna à direita, dos blocos, sugeriria criar um bloco só com uma imagem que mostra onde Curiosity se encontra e a trajetória desde o início da movimentação dela.. Regularmente a NASA libera uma imagem atualizando a posição da sonda com toda a trajetória.

    Para mim é um atrativo saber por uma imagem os caminhos da sonda nos primeiros meses, acho que muitas pessoas podem também se interessar. Depois de algum tempo o interesse nessa “exatidão” vai desaparecer, claro, a não ser que ocorram descobertas interessantes e os futuros destinos da sonda continuem atrativos para o público do AstroPT.

    1. Não entendi…

      Criar um post com essa imagem?

      Ou existe algum plugin que se pode colocar no lado direito em que a imagem é actualizada automaticamente diariamente?

        • Jonas on 06/10/2012 at 03:25

        Não seria um post, pensei num bloco á direita só com a imagem, semelhante a APOD e logo abaixo do bloco da APOD..

        Acho que a NASA não tem um plugin, precisaria ser atualzada à mão mesmo. Eis a mais recente…

        http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=4756

        Então as pessoas clicariam nela e veriam

        1) ou uma image maior

        2) ou o filtro com todos os posts “tagged” com Curiosity

        3) ou um post específico sendo atualizado muito frequentemente, como se fosse um calendário de eventos mostrando uma lista resumida do que anda acontecendo datado. Se o material, gerado por um evento ou descoberta for material suficiente para um post completo, vocês fariam esse post à parte, claro, mas colocariam um resumo nesse postão em especifico, algo como um “Twitter” de eventos da sonda dentro de um post só, o fato mais novo seria posicionado na parte superior, poderia ser uma simples tabela:, data terráquea x dia do sol marciano.x evento (fato).

        O 3) daria um “certo” trabalho (como se vocês não tivessem o suficiente..kkk)… mas o que penso sobre o 3? Ninguém está fazendo isso, pelo que eu sei. O material da NASA é rico, diverso, atualizado, mas não é prático, não tem um calendário claro como esse. A sonda em curso é um dos fatos atuais empolgantes porque é como se estivéssemos agora com um pé em Marte, com tantas belas imagens, com tantos instrumentos, que vão gerar pilhas de dados. Então se vocês fizessem um material mais dinâmico e facilmente atualizado, sem a obrigação de ser diário, creio que ficaríamos melhor informados como se estivéssemos junto á sonda, e por consequencia isso poderia trazer mais audiência ao blog.

        Penso que as pessoas são ávidas por saber,,,, onde está a sonda hoje? o que ela vai fazer hoje ou fez ontem? Que decisão tomaram, vão para que lugar onde? Ah, geraram relatórios daquela pedra. Claro, que se o relatório for algo que valesse um post único, convencional, vocês fariam, mas se diz só é carbonato, faz essa atualização no postão unico na tabela e todos ficaremos felizes. Se houver pessoal, tempo, interesse, se verficarem que é um trabalho que vale a pena fazer, poderão virar referência. Alguém na NASA não poderia enviar um resumo do dia só da sonda para vocês para facilitar o trabalho? Eu recebo newsletter deles mas não gosto do formato, e da sonda vem muito pouco, não vem nesse nível de informação.

      1. isso daria então mais trabalho a alguém… para ir mudando a imagem frequentemente… 😉

        Penso que a ideia é óptima, mas se calhar então para quando tivermos uma plataforma completa dedicada a estes temas… em vez de ser só blog wordpress.
        E aí até falo com a NASA para ver se eles conseguem fazer algo que ligue à imagem… de modo a mudá-la automaticamente… vamos ver 😉

        abraços! 🙂

  3. Eis o link das imagens que comentei, uma notícia de ontem sobre as tais “aranhas”..

    “Are Those Spidery Black Things On Mars Dangerous? (Maybe)”

    http://www.npr.org/blogs/krulwich/2012/10/02/162147810/are-those-spidery-black-things-on-mars-dangerous-yup

    Fazendo uma busca pela tag “Marte” no AstoPT, de 16 de abril até agora, vi dois posts sobre o assunto, um seu e outro do Paulino, inclusive com imagens que a notícia citada acima também tem.

    A belissima imagem maior fica como dica, se já não foi postada antes, claro, a pesquisa fiz “só” até abril..

  1. […] Rochosa. Rocha Pinnacle Island (mistério, vida, resolução). Rocha Jake Matijevic (aqui). Rocha Bathurst Inlet. Rocha piramidal. Aranhas marcianas. Planeta vermelho e branco. Mirtilos. Meteoritos. ALH 84001. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights