O que é a Via Láctea?

Show do Milhão foi um programa exibido pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), de 1999 a 2003 e em 2009. Na atração, candidatos respondiam questões sobre conhecimentos gerais. A premiação para quem acertasse 16 perguntas era de R$ 1 milhão.

Belo dia, surgiu a pergunta “O que é a Via Láctea?”. As opções eram:

1) Marca de leite,
2) Civilização antiga,
3) Marca de carro,
4) Galáxia

A resposta da participante… Bem, veja no vídeo.

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Até tem alguma razão. O nome próvem do Latim que significa círculo de leite. Quem sabe se no tempo dos gregos não havia uma marca de leite chamada círculo de leite.

  2. Retrato da nossa educação de base.

    1. Isso mesmo Henrique, mas também há falta de educação de base para muita gente. No Brasil. hoje, veja o absurdo..

      “75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.”

      E muitos dos que vão adiante, quando aprendem coisas básicas como essa, ainda reclamam, “para que me serve isso para o meu futuro”?

      A questão é.. por que tamanha falta de visão da importância da educação, da sociedade, dos pais, dos alunos? Educação geral sobre a vida, o universo, a realidade, por que não importam para tantos?

      E como fica na hora de votar, de se ter uima profissão, de se fazer justiça, de avaliar caminhos profissionais, familiares, sociais, não é fundamental o conhecimento vário, complexo, que relaciona as áreas de conhecimento e nos explica e mostra como as coisas funcionam?

      Que resultados teremos nas nossas vidas dando poder à falta de conhecimento (ignorância) e à Fé? Que elas e os “terceirizados” (políticos) decidam por nós?

      Socorro…

  3. Infelizmente, casos assim são mais “regras” do que “exceções”. 🙁

    Abraços.

  4. hum…tentei, mas não achei graça. Acharia se conhecesse o histórico da participante e soubesse que a mesma estudou até concluir o ensino médio por exemplo e teve oportunidade de uma edução e cultura no mínimo razoável. Como não tenho certeza se isso aconteceu, prefiro achar triste.

      • Rodrigo Vitesse on 08/10/2012 at 00:34
      • Responder

      Claro que é uma questão triste, mas também não creio que a moça devesse ser doutora em astronomia para saber um ponto tão básico. 🙁

  1. […] (arte de ensinar). Rosa Doran e Hands-On Universe. Cursos de Astronomia. Testes. Concursos (1, 2, 3) Estude astronomia. Investimento na Educação […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.