Besouro do “outro mundo”

Este é o tipo de animal que se fosse encontrado noutro planeta, se fosse extraterrestre, as pessoas ficavam maravilhadas com ele.
Mas este surpreendente “extraterrestre” é na verdade um animal bem terrestre.

É um escaravelho de nome científico Charidotella sexpunctata (antes chamava-se Metriona bicolor) que muda de cor: “a primeira camada da sua cutícula é transparente, tendo por baixo uma camada de líquido; alterações na quantidade do liquido – controladas por válvulas microscópicas – alteram a cor reflectida pelo animal, que normalmente parece uma joaninha dourada (mas chega a ficar alaranjado no Outono e acastanhado no Inverno)”.
É um pequeno (6 milímetros) insecto da América do Norte, que até parece ter uma carapaça metálica – se eu fosse conspirador, diria que isto é um dispositivo de espionagem enviado por extraterrestres.

3 comentários

1 ping

  1. Oh pá, para se criar um “equipamento” com essa beleza tem que se ser “Ingenheiro” e Artista!

    • paulo polónio cabrita on 08/10/2012 at 21:05
    • Responder

    “se eu fosse conspirador, diria que isto é um dispositivo de espionagem enviado por extraterrestres” dá-lhes ideias sim 🙂

    1. Já têm 😉

      Tirei a ideia daqui:
      http://en.wikipedia.org/wiki/War_of_the_Coprophages
      😉

      abraços! 🙂

  1. […] Zombies. Olho de espadarte. Sarcastic Fringehead. Promachoteuthis sulcus. Porco-do-Mar. Titanoboa. Besouro. Glowworms. Bioluminiscência. Super-organismos. Deinococcus radiodurans. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.