Curiosity encontra objecto invulgar no solo marciano

Um estranho objecto brilhante no solo marciano junto ao braço robótico do Curiosity. Imagem obtida pela MastCam-34 a 07 de Outubro de 2012 (sol 61 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

No passado Domingo, o Curiosity preparava a primeira amostra de regolito marciano para análise, quando os cientistas da missão repararam num pequeno objecto brilhante, com cerca de 8 mm de comprimento, repousando no solo junto ao braço robótico. Seria um pedaço de um dos componentes do robot? Ou um fragmento do skycrane? Ou, quem sabe, talvez algo mais exótico? Para determinar a natureza do objecto e possíveis impactos da sua presença na colheita e análise de amostras, a equipa cancelou as actividades programadas para o sol seguinte, e comandou a captação de imagens adicionais com a ChemCam.

O enigmático objecto da imagem de cima visto pela ChemCam a 08 de Outubro de 2012 (sol 62 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/LANL.

Após uma primeira análise das imagens da ChemCam, a equipa da missão anunciou que o misterioso objecto aparenta ser um fragmento de plástico ou de material isolante proveniente do robot, talvez libertado durante a preparação da amostra de regolito. A equipa vai, no entanto, continuar com a investigação por mais um sol, antes de decidir se retoma as actividades anteriormente programadas. Entretanto, o Curiosity irá fotografar o solo em seu redor e alguns componentes dos seus instrumentos, em busca de mais pistas que possam conduzir os cientistas a uma identificação definitiva.

 

Vibração da amostra de regolito marciano na pá do braço robótico do Curiosity, executada antes da descoberta do misterioso objecto brilhante.
Crédito: NASA/JPL.

3 comentários

2 pings

  1. É de mim ou esta qualquer coisa parecida no canto da pá de amostragem…

  2. É um ultraequipamento fantástico, ainda nos surpreendem como funcionam os recursos da sonda, a cada dia, mas nessa situação inesperada aposto que alguém na NASA deve ter pensado.. “ah, faltou uma simples pinça para pegar esse objeto e dar uns apertões nele num simples experimento de avaliação se é ou não um mero pedacinho de plástico”, como uma pessoa faria: pegar, levar perto dos olhos e apertar. Claro, ela não está lá para isso, mas não tem um pouco de surreal nessa situação?

  1. […] colisão. Chuva de detritos. Estranho. Rato. Gorila. Estátua Egípcia. Luz. UFO. Rosto. Plástico (aqui). CD. Fósseis. Esferas de Plástico. […]

  2. […] da missão Curiosity apontou na passada quinta-feira a poderosa câmara MAHLI na direcção do invulgar objecto descoberto em Rocknest no início da semana. Entretanto, a investigação levada a cabo nos dois […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.