Prémio Nobel da Física 2012

O Prémio Nobel da Fìsica 2012 foi atribuído a Serge Haroche e David J. Wineland pelos “métodos que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais”.

Serge Haroche

Serge Haroche Photo: © CNRS Photothèque/Christophe Lebedinsky

David J. Wineland

David J. Wineland
Photo: © NIST

Serge Haroche e David J. Wineland, de forma independente, inventaram e desenvolveram métodos inovadores que permitiram medir e manipular partículas individuais, preservando o seu estado quântico. (ver informação para o público aqui)

Destaca-se no artigo científico do comité (ver aqui), o controlo individual de sistemas quânticos, o aprisionamento de iões (íons), os fotões numa cavidade, a investigação do paradoxo gato de Schrödinger, os computadores quânticos e os relógios ópticos.

 Para saber mais, ir à página oficial do comité.

3 comentários

  1. Para o Higgs ser laureado o paper do CERN (ATLAS+CMS experiments) tem de sair até março de 2013 (se não me falha a memória), para que possa ser avaliado pelo comité.
    Por isso, não foi este ano (como já fora defendido algures…).

  2. O Higgs não era quase unanimidade? Ou foi uma atitude conservadora correta da instituição, esperando o tempo de mais certezas sobre o bóson?

    1. Penso que o Jonas tem razão. Estão à espera de mais confirmações sobre se é mesmo o Bosão de Higgs e não outro bosão inesperado. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights