Dois novos satélites Galileo

Um foguetão Soyuz-STB/Fregat-MT ao serviço da Arianespace, foi hoje lançado desde o Complexo ZLS do CSG Kourou, Guiana Francesa, às 1815:01UTC transportando dois novos satélites de validação do sistema de navegação e de posicionamento Galileo.

Este foi o terceiro lançamento de um foguetão Soyuz desde Kourou e todas as fases do voo decorreram como previsto.

Cada satélite tem uma massa de 640 kg tendo as dimensões 3,02 x 1,58 x 1,59 m (na posição de armazenamento) e 2,74 x 14,50 x 1.59 m (com os painéis solares abertos). A bordo transportam uma carga com dois relógios atómicos PHM (Passive Hydrogen Maser), dois relógios atómicos de rubídio, uma unidade de monitorização e de controlo dos relógios, uma unidade geradora de sinal de navegação, uma antena de banda L para a transmissão do sinal de navegação, uma antena de banda C para detecção de sinal, duas antenas de banda S para telemetria e telecomandos, e uma antena de busca e salvamento. Os painéis solares irão fornecer 1.420 watts de energia em exposição directa e 1.355 watts em eclipse. A vida operacional de cada satélite será superior a 12 anos. Os satélites serão controlados a partir do Centro de Controlo Galileu em Fucino, Itália.

Imagem: Arianespace

1 comentário

    • Benjamim Ferreira on 17/04/2014 at 04:41
    • Responder

    Boa noite Prof. Rui Barbosa,gostaria de saber onde posso encontrar desenhos tecnicos do satelite Galileo,pois gostaria de fazer uma replica a escala 1/50.Obrigado.Benjamim Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights