Portugal reluziu a ouro e prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Portugal acaba de conseguir o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) de 2012, que decorreram entre 29 de setembro e 6 de outubro em Cochabamba, na Bolívia.

Através de uma equipa composta na íntegra por alunos do Ensino Secundário, de Escolas Públicas de norte a sul do país, Portugal arrecadou uma medalha de ouro e três medalhas de prata. Temos aqui jovens com enorme potencial e futuro!

Da esquerda para a direita: Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa), Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains), David Martins (estudante do 11º ano, em Mirandela) e Paulo Antunes (professor do Departamento de Matemática da FCT da U. de Coimbra).

Medalhas ganhas por aluno/ano:
David Martins (11ºano) – medalha de ouro
Luis Duarte (12ºano) – medalha de prata
Miguel Moreira (11ºano) – medalha de prata
Miguel Santos (12ºano) – medalha de prata

Na classificação por países (18 no total), Portugal conseguiu um extraordinário segundo lugar o que lhe garantiu a sua melhor pontuação de sempre, e lhe valeu a distinção com a Copa Puerto Rico, que é atribuída ao país com a melhor evolução na classificação nos últimos três anos.

Como curiosidade destaco que foi precisamente o aluno mais novo deste grupo, David Martins, o responsável por trazer para terras lusitanas uma medalha de ouro, um feito extraordinário tendo em conta que todos os participantes concorrem em pé de igualdade.

Esta foi a 27ª edição das OIAM, onde Portugal obteve 136 pontos tendo superado largamente o recorde nacional anterior, que era de 108 pontos. O nosso país participa desde 1990 neste evento, e as equipas nacionais já arrecadaram duas medalhas de ouro, em 2007 e 2012, 11 medalhas de prata, 30 de bronze e 10 menções honrosas.

De realçar que a participação da delegação portuguesa nas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e que a preparação e seleção dos alunos estão a cargo do Projecto Delfos da Universidade de Coimbra, liderado pela professora Joana Teles, que tem efetuado um excelente e rigoroso trabalho.

O ano de 2012 continua a ser profícuo para os nossos jovens alunos matemáticos, como já havia sido noticiado na Imprensa Regional por António Piedade, pois entre 8 e 15 de julho deste ano, em Mar da Prata na Argentina, uma equipa portuguesa conseguiu o melhor resultado de sempre em Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

Pessoalmente, estou muito contente e satisfeito com esta e outras notícias que têm saído sobre o potencial científico dos nossos jovens. Dêem-lhes condições, acreditem neles, e verão que o limite é o céu! Isto vale tanto para a Matemática como para outras áreas do conhecimento humano. Pena que as condições que atualmente o país oferece a estes, e outros jovens de valor, sejam muito abaixo do que deveriam e poderiam ser!

Quem estiver interessado em saber mais detalhes pode ler o comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

—————————————————————————————————–

Este é um artigo do autor-convidado, João Pedro Cesariny Calafate: Professor do Ensino Básico de Matemática e Ciências da Natureza, criador, coordenador e editor do projeto de educação/divulgação de ciência e tecnologia – Ciência com Todos.

1. Excelentes notícias… que nem o chegaram a ser.
    Os telejornais deviam dar destaque a este tipo de feito, em vez de “perderem” tempo a noticiar mil e uma coisas sem interesse, mas que apelam à emoção e lhes garantem um bom share nas audiências.

Claro que nem todos os nossos alunos são bons a matemática, nem todos os professores desempenham bem a sua função. Mas acho que já vão sendo horas de abandonarmos a velha ideia de que a matemática é um bicho-papão…

2. Portugal tem profissionais brilhantes, ao nível dos melhores do mundo. Estes jovens certamente irão seguir-lhes as pisadas! Pena é que por incompetência de quem nos tem governado, ano após ano, não exista condições para os manter a todos ou quase todos por cá. Não imaginam o bem que faria ao país e do quanto ele precisa destes cérebros. E claro, parabéns aos nossos alunos medalhados mas não só: a todos aqueles que se esforçam e que se superam na escola (que não tem de ser necessariamente o aluno de nível 5 ou de 20 valores, mas porque não aquele que tinha negativa a Matemática e conseguiu subir para um ou dois patamares a cima).Deixo também uma palavra de apreço para todos aqueles professores que se esforçam diariamente por ensinar cada vez melhor a Matemática aos nossos jovens.

3. Parabéns aos alunos. (Pena eu não estar ali)