Tempestade de Meteoros

Sim, leram bem.
Todos os meses temos chuvas de meteoros: as famosas chuvas de estrelas em que vemos mais estrelas cadentes do que na maioria das noites. E, como temos alertado em alguns posts, durante o ano existem chuvas de estrelas que realmente nos fazem ficar de nariz no ar toda a noite.
Mas para 2014 espera-se não uma mera “chuva”, mas sim uma enorme tempestade de meteoros.

O responsável será o cometa 209P/LINEAR.

A 24 de Maio, este cometa estará bem perto da Terra. Na verdade, a órbita deste cometa fá-lo cruzar-se com a Terra a cada 5 anos. Em 2014, após a passagem pelo periélio, o cometa atravessará a órbita da Terra e espera-se que deixe bastante poeira. Os modelos de computador dizem que a Terra, ao passar por esse ponto da órbita onde o cometa deixou tanta poeira, será banhada por uma enorme quantidade de partículas, que, ao imergirem na atmosfera terrestre, darão aos humanos um enorme espectáculo de estrelas cadentes.

Esta poderá ser a maior tempestade de meteoros deste século, com um máximo de 1000 meteoros por hora (17 por minuto).

Leiam este artigo.

E marquem no vosso calendário: 24 de Maio de 2014.

1. É possível ver esta chuva em Portugal?

1. Sim.

2. A chuva sera melhor visivel em portugal de 24 para 25? Ou 23-24?

1. Porque não tenta as duas noites? 😉

Normalmente as chuvas têm um pico, mas isso não quer dizer que não se vejam meteoros nas noites “ao lado” 😉

3. Boa Noite

Gostaria de saber se em Coimbra vai ser possível observar a olho nu a chuva de meteoros do próximo 24 de Maio (se sim, qual seria a melhor altura e localização para observar), e/ ou se por acaso terá conhecimento de algum evento de observação organizado pelo Observatório de Coimbra…

Grata,

Sónia Cravo

1. Olá Sónia,

A chuva de meteoros mais próxima está a ser.

Todas as chuvas de meteoros são observáveis independentemente onde esteja. Mas é melhor sair das grandes cidades (devido à poluição luminosa).

4. Então em 2019 ele será visível à olho nu? Se sim, é possível estimar a sua magnitude?

5. E após 5 anos,será ainda mais intensa?abçs

1. Não propriamente, da mesma forma que há 5 anos não o foi 😉
      As órbitas têm que ser de forma ao cometa passar mais perto do Sol de modo a deixar detritos no espaço, seguidamente passar pela órbita da Terra, e depois a Terra passar por esse ponto da órbita.
      Várias coisas podem afectar esta sequência, incluindo o facto da Terra passar mais acima ou abaixo da sua órbita e não passar exactamente pelo ponto onde o cometa deixou os detritos.
      Já em 2019, pelo que vi na simulação de órbitas, a Terra passará pelo ponto da órbita no dia anterior ao cometa passar por lá… ou seja, o cometa só deixará os detritos, após a Terra passar.

6. Uma duvida, entao e esse tal cometa nao se ve (viu/verá) a olho nu, pois nao?!?

1. Infelizmente, não.

O limite para olho nú é cerca de magnitude 6, num sítio muito bom (longe das cidades).
      Espera-se que este cometa chegue ao máximo de uma magnitude aparente de 11. Ou seja, estará no limite de binóculos.

1. […] madrugada de 23 para 24 de Maio poderá ser testemunha do nascimento de uma nova chuva de meteoros. Se as previsões estiverem corretas, a Terra irá passar através de múltiplas rochas e poeiras […]