Foi descoberto o sistema solar mais compacto!

A estrela KOI-500 tem a mesma massa do Sol, tem 74% do diâmetro solar, tem uma idade de mil milhões de anos (é uma jovem, comparada com os 5 mil milhões de anos de idade do Sol), e encontra-se a 1.100 anos-luz de distância da Terra.

Uma equipa de astrónomos descobriu que esta estrela tem 5 planetas na sua órbita!
O tamanho destes planetas é bastante parecido ao da Terra (os tamanhos vão de 1,3 a 2,6 vezes o tamanho da Terra; ou seja são planetas como a Terra e super-terras).
Poderia-se pensar que é um sistema solar semelhante ao nosso.

No entanto, estes 5 planetas estão bastante perto da estrela. Mesmo o que está mais longe, está 12 vezes mais perto da estrela que a Terra está do Sol. Enquanto a Terra demora 365 dias a dar uma volta ao redor do Sol, Mercúrio – o planeta mais próximo do Sol – demora somente 88 dias terrestres. Ou seja, Mercúrio já está bastante perto do Sol, daí orbitar em muito menos tempo que a Terra. Estes 5 planetas em órbita de KOI-500 estão tão próximos da sua estrela, que as suas órbitas demoram: 1 dia, 3,1 dias, 4,6 dias, 7,1 dias e 9,5 dias! Os planetas não só estão pertíssimo da estrela, mas obviamente estão bastante próximos uns dos outros!

Por incrível que pareça, as órbitas parecem bastante estáveis, e por isso os planetas não parecem estar em perigo de colidirem entre eles, de serem expelidos do sistema, nem de caírem na estrela.

E ainda existe mais uma característica importante: os 4 planetas mais longe da estrela têm órbitas sincronizadas. A cada 191 dias, estão exactamente na mesma configuração orbital. É a primeira vez que se encontra uma dança de 4 planetas sincronizados!

Quase de certeza que os planetas não se formaram onde estão agora. Eles provavelmente estavam muito mais espaçados, mas depois migraram para perto da estrela.

Mais um sistema planetário descoberto que nem teoricamente se imaginou nem sequer a ficção científica imaginou! Mais uma vez, prova-se: a realidade é muito mais estranha do que a ficção imagina!

3 comentários

2 pings

  1. Carlos, e a notícia do Space.com sobre terem encontrado um planeta em Alpha Centauri, preciso de uma opinião de vocês na velocidade da luz sobre essa pesquisa:

    http://www.space.com/18089-earth-size-alien-planet-alpha-centauri.html

    Mesmo que seja para dizer “mais análises ainda são necessárias”, o que não deixa de ser sempre o caso =D

        • Kelvin Paul on 17/10/2012 at 04:08

        PERFEITO =D

  1. […] conversa, 3 planetas), Gliese 163c, GJ 1214b (atmosfera de água), Kepler-186f, HD 189733b, KOI-500, KOI-961, KOI-172.02. KOI 463.01, KOI 812.03 e KOI 854.01. Alfa do Centauro A, Alfa Centauri B […]

  2. […] estrela KOI-500 tem 5 planetas a orbitar ao seu redor de forma […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.