Sistema de comentários e de subscrições

Recentemente, temos tido alguns problemas com o serviço de subscrição de posts e comentários por email, bem como, mais recentemente, com o sistema de comentários em si.

O AstroPT assenta as suas operações num software robusto, divulgado e em utilização em milhares de sites/blogs pelo mundo fora. No entanto este software (WordPress) é um software “open source”, desenvolvido e mantido por uma comunidade de programadores bastante grande.

Para se ter as funcionalidades que disponibilizamos no AstroPT, é necessário recorrer a módulos de software desenvolvidos por outros programadores por esse mundo fora (chamados plugins), que acabam por introduzir complexidade na manutenção do site, já que quando surge um problema num deles, geralmente é necessário esperar por algum tipo de correcção. Tratando-se de software não comercial e grátis, obviamente as correcções aparecem quando é possível ao programador tratar do problema.

Em relação aos comentários e subscrições, os problemas que temos tido são precisamente desse tipo. Um dos plugins que assegura o serviço andou com problemas (e continua) e por isso ninguém recebia as notificações. O erro que surgia nos comentários ainda não se encontra resolvido pelo pessoal que desenvolveu o plugin, pelo que foi desactivado, de modo a que os utilizadores possam voltar a comentar. Assim que possível será reactivado.

Em resumo, a partir deste momento, podem considerar os comentários e as subscrições novamente funcionais.

Todo o feedback que possam ter sobre o assunto será bem-vindo. Em breve, será disponibilizado um formulário especifico para o efeito aqui no site.

Gratos pela compreensão.

20 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu continuo sem receber comentários quando clico na opção “Quero ser notificado de comentários adicionais por email” depois de escrever um comentário. Agora já recebo o email de confirmação, mas quando clico para confirmar a subscrição, a página diz que já expirou. Além disso, nas opções de recepção não dá para escolher receber o aviso imediatamente, só dá para receber um dia por semana num intervalo de 1 hora específica, é um pouco estranho…

    1. Marco, foi só agora que tivemos que tirar os plugins porque o site estava lento?

      É que eu já recebo as notificações todas novamente… 😉

      1. Não sei, só experimentei agora.
        Da última vez que experimentei, há várias semanas atrás salvo erro, nem email de confirmação recebia, agora já recebo…
        É chato porque às vezes podem até comentar nos meus posts e eu não sei a não ser que os vá ver :S

      2. Nós gostaríamos de ter uma plataforma nossa, onde os autores tivessem acesso a isso 😉
        Custa é alguns milhares de euros para a fazer… 🙁

      3. As funcionalidades de subscrição são fornecidas pelo WordPress (www.wordpress.com), através do Jetpack. Não temos controlo sobre as opções que são dadas aos subscritores.

        De qualquer forma, não me parece que seja estranha a forma como funciona. O serviço permite escolher, no acto de subscrição, se é pretendido receber alertas semanalmente ou diariamente. E no caso diário, é possível escolher a “janela de oportunidade” mais conveniente a cada utilizador para receber esses alertas. É uma forma que o wordpress.com tem de balancear a carga nos seus servidores.

        Por enquanto, é este o funcionamento disponível. No futuro, é possível que se evolua ou mude o software do site e aí poderão existir outras opções.

        Obrigado.

  2. Já falei e vou tornar a repetir : este site está muito, muito lento.

  3. Nuno, além das opções que o Carlos indicou, existe uma widget que será activada, do lado direito do blog, para esse efeito.

    1. Pois… Eu perguntei isto porque pensei que existisse uma opção de ser notificado de novos artigos por email sem ser necessário comentar.
      Mas já está tudo resolvido, obrigado! 😉

      1. Optimo 🙂 Seja como for (e já fica a noticia para todos) já está novamente disponível o widget para subscrever, ali do lado direito. 😉

  4. Onde posso subscrever?

    1. Nuno, quando escreves aqui nos comentários, em baixo tens duas opções:
      – Quero ser notificado de comentários adicionais por email.
      – Quero ser notificado de novos artigos por email.

      😉

      abraços!

        • Nuno Almeida on 29/10/2012 at 16:19

        Sim eu percebi quando ia para publicar o post, mas já não conseguia anular.
        Já agora, como já subscrevi uma vez, não é necessário voltar a assinalar essa opção, certo?

    • Rui Gonçalves on 27/10/2012 at 16:46
    • Responder

    Voltei areceber mensagens de novos posts.

    Obrigado

    1. Parece que a retoma é generalizada. Optimo! 😀

  5. Olá.

    Quanto ao usar o Disqus, é uma opinião válida como outra qualquer. Já se tentou e na opinião de várias pessoas, a integração não correu bem. Por isso foi abandonado.

    Quanto ao não ser um plugin, não é linear. Existe plugin e pode ser incorporado nas páginas. Seja como for é sempre software de terceiros que tem de ser integrado no wordpress de alguma forma, acrescentando necessidades de manutenção. 😉

  6. O DISQUS já foi utilizado brevemente… mas deu problemas :S

  7. Obrigado Nuno, ja’ comecei a receber a notificacao de novos post, bom trabalho!!!!!!!
    Obrigado ao Astropt pelo esforço.
    Abraço

  8. O DISCUS seria uma opção. Já que não necessita do plugin. O código é incorporado no corpo da página.

  9. Acharia melhor se usassem DISQUS.

    1. Apoiado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.