Descobertas as supernovas mais distantes!

Imagem artística de uma explosão de supernova, muito luminosa, e numa galáxia a interagir com outra e a formar imensas estrelas. Crédito: Marie Martig & Adrian Malec, Swinburne University)

Uma equipa internacional de astrónomos detectou duas supernovas.
O interesse desta descoberta é que estas são as duas supernovas mais distantes detectadas até hoje. Estes eventos deram-se há cerca de 11 mil milhões de anos. Ou seja, são supernovas que “explodiram” pouco tempo após as primeiras estrelas bastante massivas (com 250 vezes mais massa que o Sol) se terem formado e “morrido”.
São supernovas extremamente luminosas, já que brilham até 100 vezes mais que as supernovas actuais. Por isso, estas supernovas foram chamadas de “superluminosas”.

Nas palavras do astrónomo Raymond Carlberg: “The objects are both unusually bright and unusually slow to fade. These are properties that are consistent with what is known as pair-instability supernova, a rare mechanism for explosion which is expected to happen for high-mass stars with almost no metal content. That is, the very first stars to form” – os objectos são estranhamente brilhantes e levam demasiado tempo a perder o brilho. Estas são propriedades consistentes com as chamadas supernovas de par-instabilidade, que é um mecanismo raro de explosão que acontece em estrelas muito massivas e sem metais. Ou seja, são explosões de supernovas causadas pelas primeiras estrelas que se formaram no Universo. Este tipo de estrelas já não existe actualmente.

As supernovas receberam os nomes: SN2213 e SN1000+2016

Leiam em inglês, aqui.

1. Olá Carlos,

Obrigada pelos textos. É bom ver que também se escreve sobre este tema em português!
    Por falar nisso, estou na dúvida em relação à tradução de “pair-instability supernovae”. Portanto, em português o termo é par-instabilidade ou instabilidade de pares? Como leiga na astronomia, ainda estou a tentar perceber o conceito e talvez esclarecendo a ordem de palavras ajude.

Melhores cumprimentos e votos de bom trabalho em Texas!

Jani

1. Obrigado pelas palavras 😉

Quanto à sua pergunta, eu não sei, porque não aprendi estas coisas em português, mas vou tentar perguntar a quem sabe 😉

• Francisco on 25/10/2014 at 13:48

Achei que este vídeo lhe podia interessar, é um vídeo acerca de uma prova da Nvidia de que o homem foi à Lua, achei interessante o nível de detalhe a que chegaram.
        cumprimentos

1. Pode deixar esse vídeo num post sobre a conspiração lunar 🙂
        Temos vários sobre isso.
        Exemplo:

De qualquer modo, por mais evidências que existam, os crentes em conspirações vão sempre achar que é tudo mais uma manobra para os enganar 🙁

2. Jani, esse termo “pair-instability supernovae” tem sido traduzido por expressões diferentes mas que no fundo são essencialmente equivalentes. São supernovas do tipo instabilidade de par (pares). Essas supernovas aparecem devido a uma instabilidade que ocorre com a criação de pares de partículas e antipartículas. Essa instabilidade leva uma descida de pressão o que faz implodir a estrela seguido de uma explosão em Supernova.