Rússia lança Progress M-17M

A Rússia levou a cabo o lançamento do veículo de carga Progress M-17M às 0741:19UTC do dia 31 de Outubro de 2012, numa missão de pouco mais de seis horas para a estação espacial internacional. A acoplagem com a ISS teve lugar às 1340UTC.

O lançamento decorreu sem qualquer problema e após a ignição e um voo inicial de cerca de dois minutos, teve lugar (T+118,78 s) a separação dos quatro propulsores laterais que constituem o primeiro estágio do foguetão lançador. O foguetão continuou o seu voo propulsionado pelo estágio central Blok-A até T+285,05 s, altura em que ocorrou o final da sua queima. Entretanto, a separação das duas metades da carenagem de protecção ocorreu a T+160,16 s.

A separação entre o segundo e o terceiro estágio Blok-I teve lugar a T+287,30 s, altura em que se deu a ignição do motor deste estágio. A separação da grelha de união entre os dois estágios ocorreu a T+297,05 s. O terceiro estágio manteve-se em ignição até T+525,88 s e a separação do Progress M-17M ocorreu a T+529,18 s (0750UTC).

O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-U a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’.

A bordo do Progress M-17M seguiu a usual carga de mantimentos para a tripulação da ISS contendo água, ar, oxigénio, alimentos frescos, etc., além de experiências, material científico e equipamentos para a tripulação.

Imagem: Roscosmos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights