Buraco Negro em Orion

Esta é a Nebulosa de Orion, tendo no seu centro um enxame de estrelas. O possível buraco negro deverá estar entre as 4 estrelas mais brilhantes no seu centro, que formam o famoso Trapézio da Nebulosa de Orion. Crédito: NASA/ESA/Hubble Space Telescope

Uma equipa internacional de astrónomos utilizou modelos informáticos para tentar descobrir o porquê de haver estrelas bastante velozes perto da espada de Orion. A resposta: deverá existir lá um buraco negro com quiçá 200 vezes mais massa que o Sol, fruto da implosão em supernova de uma estrela bastante massiva.

Esta é uma notícia importante, porque este é um buraco negro na nossa vizinhança: a somente 1.000 anos-luz de nós. Assim, poderá ser estudado com mais detalhe.

Leiam o comunicado de imprensa e o artigo científico.

2 comentários

1 ping

  1. Curiosidade: Não seria na nebulosa de Orion que se encontra a estrela gigante vermelha Betelgeuse, a qual está muito perto de se tornar uma supernova? O referido buraco negro pode vir a interagir com Betelgeuse de algum modo, por se tratar de dois corpos com grande massa?

    1. Betelgeuse pertence à constelação de Orion. Estrelas em constelações não têm qualquer ligação entre si, e podem estar a milhares de anos-luz umas das outras.

      http://www.astropt.org/2010/06/07/betelgeuse-supernova/

      Neste caso, Betelgeuse encontra-se a 640 anos-luz da Terra. Ou seja, está mais perto de nós que o buraco negro, e está muito longe desse buraco negro 😉

      abraços!

  1. […] imagem mostra a Nebulosa de Orion, que se encontra a cerca de 1.500 anos-luz de distância da […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights