Parabéns Carl Sagan

Se Carl Sagan fosse vivo, faria hoje 78 anos.
O mais famoso divulgador científico de todos os tempos, está agora espalhado pelo Universo, com os seus átomos a fazerem parte do planeta Terra, da Lua, de outros planetas, de outras luas, e quiçá até já mais além. Carl Sagan ficaria feliz com esta realidade – ele que sempre preferiu a realidade às ilusões mesmo que estas fossem reconfortantes.

Como nos lembrou o Miguel Gonçalves, no seu livro “O Mundo Infestado de Demónios” Sagan alertou-nos para não nos deixarmos levar pelos vigaristas, numa mensagem que continua bem actual:

“Uma das lições mais tristes da história é a seguinte: Se formos enganados durante muito tempo, temos tendência a rejeitar qualquer prova de fraude. Deixamos de estar interessados em descobrir a verdade. A fraude apanhou-nos. É demasiado doloroso reconhecer, nem que seja para nós mesmos, que fomos levados à certa. Uma vez que damos a um charlatão poder sobre nós mesmos, quase nunca o recuperamos. Por conseguinte, as velhas fraudes têm tendência a persistir, ao mesmo tempo que surgem outras novas.”

Crédito: Carl Sagan Day

Já agora, é necessário não confundir o Aniversário de Carl Sagan com o Dia de Carl Sagan.
O Dia de Carl Sagan comemora-se sempre aos sábados, todos os anos. Este ano, obviamente, o Dia de Carl Sagan será amanhã, dia 10 de Novembro de 2012.

Para mim, este é o vídeo mais emblemático das palavras de Carl Sagan:

3 comentários

    • Luís Gonzaga Parenre Ribeiro Moreira on 10/11/2012 at 11:40
    • Responder

    Li algures e em tempos que já lá vão, que na norte América, Conservadores convictos, vilipendiavam, quiçá com inveja, por Carl Sagan, não pertencer ao seu espectro político, o biliões, biliões. Homem extraordinário de comunicação ímpar, bondoso, apaixonado pelo saber ou conhecimento (como eu),extremamente didático, deixou quanto a mim, para os vindouros, além daquelas qualidades, duas imagens de marca. A tolerância que lhe era intrínseca e os livros. O “cosmos”, adquiri-o em duplicado, o primeiro ofereci-o a um amigo e o segundo editado num aniversário da sua morte de maior volume, com papel de muita qualidade, está guardado religiosamente, de cuja leitura, aprendi uma boa parte daquilo que sei, em relação ao Cosmos. Para ele a minha gratidão. Em 1997 ao entrar na cidade de Viana do Castelo, tendo à minha esquerda o Liceu, onde tirei, como os demais, o curso geral dos liceus, antigo 5º ano, que correspondia, naquele tempo, ao mestrado e doutoramento, tendo em conta os fracos recursos económicos de que a minha família era titular , com o rádio ligado na T.S.F, colhi a informação que a nave automática Pathfinder-sojourner, na sua marca lenta no solo Marciano, tinha esbarrado, num pequeno calhau, que desconheço a sua composição química, ficando imobilizado, para sempre. Na altura e instantaneamente, ao saber que a viagem daquela nave automática, tinha a marca do projeto de Carl Sagan, produto da sua ligação à NASA , e tendo em conta a infelicidade da sua morte, ocorrida pouco tempo antes, fiquei a pensar e a falar com os meus botões, ao “reclamar” por “telepatia” junto da Administração Norte Americana, a oportunidade de poderem batizar, aquela nave automática, com o seu nome. Dei umas voltas pela cidade e fui comprar um livro à Bertrand. Passado pouco mais de uma hora regressei a casa e ao passar junto do mesmo liceu, agora colocado do meu lado direito, a mesma T.S.F., deu a informação de que a Administração Norte Americana, em homenagem a Carl Sagan, tinha resolvido, batizar aquela nave automática com o seu nome. Fiquei imensamente feliz, concluindo, que não foram biliões e biliões mas com certeza milhões e milhões que comigo pensaram precisamente o mesmo e que deram força para que tal tivesse ocorrido, a uma personagem. que sempre reclamei, merecedora de um prémio Nobel. Fica hoje aqui mais uma vez expressa a minha gratidão. Peço desculpa de algum lapso involuntário cometido pela minha memória. Para todos o desejo de um bom fim de semana.
    Luís Gonzaga.

  1. Bom artigo, no entanto o dia de Carl Sagan será 10 de Novembro e não 9.

    1. Sim, precisamente.

      Coloquei essa distinção na parte final do texto, dizendo que o Dia de Carl Sagan se realiza sempre no sábado seguinte, que neste caso é amanhã. Infelizmente, enganei-me no número propriamente dito :P. Pensei 10, porque amanhã é 10, e coloquei 9.

      Erro meu! Obrigado por ter dado pelo lapso! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights