Nomes de montanhas de Titã inspiradas nas obras de J. R. R. Tolkien

Doom Mons, um criovulcão com mais de 1.000 metros de altitude, situado na região de Aztlan, em Titã. Imagem obtida pelo RADAR da sonda Cassini a 22 de Fevereiro de 2007.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI/anotações de Sérgio Paulino.

A União Astronómica Internacional aprovou esta semana 7 novos nomes para montanhas da lua saturniana Titã. Por convenção, as montanhas titanianas recebem nomes de montes, picos ou cadeias montanhosas da Terra Média, o cenário fictício das novelas do autor inglês J. R. R. Tolkien. Às 6 montanhas baptizadas em Dezembro passado juntam-se agora Doom Mons, Erebor Mons, Mithrim Montes, Misty Montes, Irensaga Montes, Mindolluin Montes e Taniquetil Montes (estas três últimas situadas a oeste do local onde poisou a sonda Huygens, em Janeiro de 2005).
Doom Mons é uma estrutura particularmente interessante porque se assemelha a uma versão gelada do Monte da Condenação, o vulcão onde Sauron, o senhor de Mordor, forjou o Anel Um. Com mais de 1.000 metros de altitude, Doom Mons é o melhor exemplo conhecido de um criovulcão. Das suas múltiplas crateras parte Mohini Fluctus, um conjunto de fluxos criovulcânicos que se estendem por cerca de 180 quilómetros em direcção a um extenso campo de dunas a norte.

2 comentários

1 ping

  1. Já sei para onde tenho de ir para ir buscar “my precious”… o anel 😛

    1. Boa!!
      Só vai precisar de um Smeagol interplanetario…

  1. […] arenosa ressequida, lagos, lagos, Ligeia Mare, rios, mares, lagoas, pântanos, oceano interior, Terra Média, Terra Média). Encélado (notícias, geysers). Mimas. Prometeus. Hiperião. Phoebe. Methone. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.