Poeira atmosférica sobre a cratera Gale

Mudança na opacidade atmosférica entre os sóis 75 e 100. Imagens obtidas pela MastCam do Curiosity a 22 de Outubro e a 16 de Novembro de 2012.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Sérgio Paulino.

Na semana passada, a Mars Reconnaissance Orbiter observou o desenvolvimento de uma grande tempestade de poeira em Utopia Planitia. Nos sóis seguintes, a tempestade deslocou-se através de Isidis Planitia e Syrtis Major até ao hemisfério sul do planeta vermelho, aumentando em seguida de tamanho até atingir uma área com cerca de 10,4 milhões de quilómetros quadrados, cobrindo toda a bacia de Hellas e grande parte de Noachis Terra, a oeste, e Promethei Terra, a leste. Por essa altura, o fenómeno mostrava já sinais de enfraquecimento. No entanto, apesar de nunca ter estado a menos de 1.300 quilómetros de distância da cratera Gale, a tempestade lançou quantidades significativas de poeira sobre o local onde se encontra o robot Curiosity, como podem verificar na imagem de cima.

3 comentários

    • Bruno B Garcia on 24/11/2012 at 16:20
    • Responder

    Venha o pó que quiser a curiosity é uma maquina a serio não é um brinquedo a energia solar como as spirit e oportunity que tinham de parar todos os invernos e sempre que tinha pó nos paineis.

    activate the dust shields full power on the nuclear reactor and drive on

    • Pedro Rodrigues on 24/11/2012 at 01:58
    • Responder

    Quando dizem Sol 75 e Sol 100 são dias marcianos?? E à quantos dias o robot está em Marte?

    1. Olá Pedro,

      Sim. Um sol corresponde a um dia solar marciano, ou seja, cerca de 24 horas, 39 minutos e 35 segundos. O Curiosity poisou na cratera Gale há 110 dias terrestres ou 107 sóis marcianos. 😉
      Já agora, deixo aqui uma curiosidade. Os membros da equipa da missão que operam o Curiosity vivem pela hora solar da cratera Gale.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights