Uma questão: Marcelo Souza

Marcelo Souza é Doutor em Física (na área de Cosmologia) e trabalha com ensino e popularização da Astronomia e da Astronáutica no Clube de Astronomia Louis Cruls, no Rio de Janeiro.

Para conhecer mais sobre o Clube Louis Cruls, acesse http://calc.zip.net.

 

Astro PT: Não é muito difícil vermos inúmeros boatos relacionados à astronomia (Planeta X, cometa capaz de “tapar” a luz solar e outras, entre outras farsas). Por qual motivo a astronomia é um campo tão prolífero para esse tipo de exploração por parte desses falsificadores da Web?

Marcelo Souza: Hoje em dia, com o fácil acesso a fontes de informação, os temores das pessoas associadas ao desconhecimento dos modelos desenvolvidos pelos cientistas são divulgados para uma enorme quantidade de gentes em um curto período. Os jornalistas e os cientistas ainda não encontraram um modo de sensibilizar as pessoas com informações mais precisas. O mesmo espírito que faz com que relatos de atos violência tenham um grande público é o que leva relatos de tragédias iminentes a conseguir sensibilizar um grande público. A divulgação científica, tendo como resultado alcançar um grande público, ainda é um grande desafio às pessoas. Na Astronomia, a observação pública do céu e eventos abertos, em praça pública, para todos são um ótimo caminho para conseguir realizar esse objetivo.

 

 

1 comentário

  1. Uma excelente pergunta, Rafael. 😉 E obteve igual resposta. 🙂

    Para já, é notório dois trechos da resposta do Souza:

    “A divulgação científica, tendo como resultado alcançar um grande público, ainda é um grande desafio às pessoas.”

    ” Na Astronomia, a observação pública do céu e eventos abertos, em praça pública, para todos são um ótimo caminho (…)”

    Nos dias atuais, temos ótimos exemplos de divulgação científica por parte dos que estão evidenciáveis na mídia – p. ex., Neil deGrasse Tyson – quando mescla assuntos científicos, desenvoltura, domínio pleno do assunto, linguagem científica transformada em linguagem mais acessível ao público em geral, e doses de humor sadio.

    A segunda frase recorda-me uma frase do grande ROCA:

    “Não existe nada mais democrático que o céu”.

    😉

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights