Astrónomos descobrem petróleo… no espaço

Investigadores do Instituto Max Planck de Radioastronomia, na Alemanha, anunciaram a descoberta de evidências de vastas reservas de petróleo na Nebulosa Cabeça de Cavalo.

Esta nebulosa, bastante famosa, encontra-se na direcção da constelação de Orion, e encontra-se a cerca de 1.300 anos-luz de distância da Terra.

Nesta nebulosa foram agora descobertas moléculas de C3H+, que são hidrocarbonetos interestelares e que fazem parte da composição do petróleo e gás natural. Existem 200 vezes mais hidrocarbonos nesta nebulosa que água na Terra.
Assim, esta região é um género de refinaria cósmica!

Esta descoberta vai certamente reavivar os defensores da teoria abiótica do petróleo (ser de origem mineral, e não tendo como causa fósseis de matéria orgânica).
Os astrónomos defendem que estes hidrocarbonetos espaciais são fruto da fragmentação de PAHs (grandes moléculas carbonáceas). Estas grandes moléculas podem partir-se em moléculas mais pequenas (hidrocarbonetos menores) devido à luz ultravioleta vinda de estrelas gigantes na nebulosa.

Leiam o comunicado de imprensa, aqui. Leiam o artigo científico, aqui e aqui.

Ao cuidado da Petrogal: quando começarem a construir naves para ir a esta nebulosa, considerem-me para Capitão 😀

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Elisabeth Brasileiro on 07/07/2015 at 13:27
    • Responder

    Gostaria de receber por e-mail o que vc pode postar sobre a origem do petróleo.Muito me interessa saber se realmente é um mineral ou produto fóssil
    Acho mais lógico ser um mineral.Gostaria de saber também,ante minha ignorância total no assunto,se o local de onde se extrai o petróleo,fica preenchido de água..
    .qual o impacto desta retirada volumosa ?.Tudo em que o ser humano intercede,há um grande impacto
    Isto me intriga,pois retirar um material em grande proporções,deixa uma lacuna
    Como fica isto? Será que a diminuição da água potável no planeta tem algo a ver com o preenchimento destas bacia vazias
    da retirada do petróleo?
    Como fica isto em impacto no subsolo??????

    Aguardo resposta é agradeço
    Elisabeth Brasieliro

  1. Grande Carlos! Nesta notícia você comunicou a informação com impressionante poder de síntese, direto ao alvo e com o sério profissionalismo de fornecer as fontes(como sempre) para o leitor interessado aprofundar-se no tema. Parabéns! 😉

    1. Obrigado 🙂

  2. Eu meu ver o petróleo é originário na maioria de forma “abiótica”.
    No caso a formação dele tem a ver com o ciclo de trocas de gases entre a atmosfera e o sólo.

    Uma prova disto é as jasidas petrolíferas do pré-sal, que ficam a 7Km abaixo da superfície, e em grandes quantidades, no caso na época que estes 7Km abaixo eram na superfície, a quantidade de matéria orgânica disponível era pequena, incompatível com a quantidade de petróleo que existe ali.

    1. Jovem Xevious,

      Uma questão relevante seria com relação à capacidade de armazenamento da matéria orgânica – e não somente com relação à quantidade de animais e plantas fossilizados. 😉

      Note que a formação de jazidas petrolíferas também é oriunda de milhares e milhares de anos da fossilização destes nas mais variadas eras da cronologia da Terra. As reservas de pré-sal existentes abaixo dos oceanos foram mantidas principalmente pelo fato do meio aquático ser um excelente ambiente para a preservação de grandes quantidades de matéria orgânica – onde a porcentagem de oxigênio é menor que no ar atmosférico. Também existem outros fatores a serem considerados – tais como migração do petróleo, tectônica das placas, rochas de captura e aprisionamento.

      Abraços.

      1. Uma notícia que li hoje, também apoia a teoria abiótica da formação do petróleo.
        Leia aqui => http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nucleo-terra-maior-deposito-carbono-planeta&id=010125121205

      2. De fato, uma matéria interessantíssima, Xevious. 😉

        Olharei com mais calma por esses dias. 😉

        Obrigado. Abraços.

  3. Já agora, algumas respostas criativas no sítio Yahoo:

    “A Petrobrás já está com o projeto pronto para a construção de um oleoduto expresso intergaláctico quântico. Só falta a mão-de-obra especializada que será formada com o dinheiro dos Royalts do atual petróleo nacional que será usado na educação. Sou formado pelo Guia do Mochileiro das Galáxias e posso dar algumas contribuições pessoais na formação de tal mão-de-obra especializada.”

    “Prevejo extraterrestres de turbante!”

    “O preço do barril de petroleo vai aumentar ou diminuir com esta descoberta”

    “A EMPRESA DO EIKE BATISTA JA GANHOU A CONCORRENCIA PRA EXPLORAR, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NO PRÉ ESPAÇO.”

    “LA TINHA DINOUSAURO TAMBEM”

    “É lá que os marcianos pegam o petróleo para abastecerem seus discos voadores!!”

    “A primeira nave interestelar construída no mundo, agora terá patrocínio da Shell, Petrobras, Esso, BP, Texaco, Chevron, Sinopec, PDVSA e Agip.”

    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/astr%C3%B4nomos-descobrem-reserva-petr%C3%B3leo-no-espa%C3%A7o-172153912.html

    Excelente!!!

    😀

    1. LOL 😀

  4. Há uns meses atrás, estive a conversar com um nobre engenheiro inglês acerca desse assunto. Alguns autores tratam como sendo de origem inorgânica. Enfim… deve-se aprofundar no entendimento da formação do petróleo e se o mesmo é subproduto de reações físico-químicas do solo.

    O petróleo é formado, sumariamente, por carbonetos que, sofrendo hidrólise, originou hidrocarbonetos sob polimerização e condensação. Praticamente 100% dos combustíveis e derivados do petróleo que utilizamos no dia-a-dia são oriundos da matéria orgânica.

    Obviamente, se uma vez comprovada a origem inorgânica do petróleo, teria impacto direto na questão do Aquecimento Global Antropogênico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights