Sol deste ano

O vídeo abaixo foi feito pela NASA a partir de imagens tiradas pela sonda SDO entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2012.
Cada segundo no vídeo, é um pouco mais de 1 dia.
No vídeo, vêem-se dois trânsitos lunares, o trânsito de Vénus, e vários eclipses do Sol pela Terra.

2 comentários

1 ping

  1. Olhando o tamanho do Sol e sua potência, fico imaginando como fazer uma esfera Dyson ao redor dele. É impossível! O Sol representa mais de 99% da massa do sistema solar. Não haveria material suficiente para cobri-lo por inteiro, sem contar que a esfera Dyson teria que ser bem maior do que o Sol, pois não poderia ficar em contato direto com a superfície da nossa estrela mãe, por motivos óbvios. E há a questão de onde armazenar tanta energia. Teríamos que armazená-la em um buraco negro de energia (Kugelblitz) contido por fortes campos eletromagnéticos. Aliás, acredito que a esfera Dyson deveria ser maior do que a própria órbita do planeta Terra para não nos privar da iluminação e do calor da estrela, a não ser que houvesse um buraco no engenho que acompanhasse a translação do nosso planeta. Nem que fosse uma anã vermelha seria possível fazer a esfera Dyson. Só um buraco negro poderia fornecer a quantidade de materiais necessária para se fazer uma esfera Dyson e, ainda assim, dependeríamos de uma tecnologia inovadora, na qual um raio de energia escura seria usado para liberar toda a matéria presa no buraco negro. Fico tão angustiado quando penso no Universo e em seus astros. O cosmos é muito vasto e exige, para ser explorado, muita tecnologia. Com relação ao Sol e às estrelas, em especial, é horrível saber que tanta energia está sendo perdida há tanto tempo (bilhões de anos)! Poderíamos armazená-la por outros bilhões de anos. Energia inesgostável é pressuposto para toda e qualquer civilização evoluir exponencialmente. A astronomia é o estímulo à imaginação, mas, ao mesmo tempo, o padecimento da esperança.

    • Heloiza Morais on 05/12/2012 at 15:06
    • Responder

    Quero ficar informada dos acontecimentos

  1. […] Sol (tag): problemas, máximos e mínimos, tranquilidade, manchas, variável, SDO, Missão SDO, vídeo, informações, proeminência, tempestade (explicação), Tempestades Solares, Solar Flare, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights